Prefeita de Uiraúna diz como recebeu a decisão da justiça, cancela carnaval e manda recado para oposição. Veja vídeo!
A prefeita do município de Uiraúna, Glória Geane (PSDB), em entrevista ao Portal Diário do Sertão esta semana, revelou que continua trabalhando pelo povo da cidade mesmo após a decisão judicial do Tribunal Regional Eleitoral que determinou seu afastamento do mandato. Geane afirmou que continua “no batente” e disse que a cidade não pode parar, […]
A prefeita do município de Uiraúna, Glória Geane (PSDB), em entrevista ao Portal Diário do Sertão esta semana, revelou que continua trabalhando pelo povo da cidade mesmo após a decisão judicial do Tribunal Regional Eleitoral que determinou seu afastamento do mandato.
Geane afirmou que continua “no batente” e disse que a cidade não pode parar, por isso, ela esqueceu de si mesma e deixou para lá a crise de lamentações que poderia abatê-la após a decisão judicial. Ela falou que continua esperando pelo acórdão para poder brigar na justiça por uma liminar que salve seu mandato. Caso contrário, a prefeita afirmou que está disponível para concorrer às possíveis eleições indiretas.
A prefeita falou ainda sobre um vereador da oposição que ela mesma denominou de “mandado” e deu seus esclarecimentos com relação ao cancelamento do carnaval na cidade. “Não sou irresponsável a ponto de me comprometer com empresas mesmo passando pela instabilidade em que a gestão se encontra”, disse ela.
Veja a entrevista na íntegra:
DIÁRIO DO SERTÃO: Como é que a senhora recebeu a decisão do Tribunal Regional Eleitoral?
Glória Geane: Pra mim foi uma surpresa grande, em decorrência até do meu trabalho. Na minha administração, eu sou uma pessoa que trabalha com seriedade e que fez a campanha com seriedade. E foi uma surpresa porque agente confia na justiça, no discernimento da mesma, mas, ao mesmo tempo eu tenho que respeitar. Estamos aguardando a publicação do acórdão pra gente trabalhar em cima dos embargos e depois procurar uma liminar.
DIÁRIO DO SERTÃO: A senhora está disponível para participar da eleição indireta, caso ela venha a acontecer na Câmara Municipal?
Glória Geane: Eu sou muito democrática. Particularmente eu até acho uma incoerência como a justiça cassa e depois dá o direito de reeleição. Mas isso é bom porque não me cassou os direitos políticos, eu estou aberta a participar do pleito se realmente ele acontecer, mas, sempre falando que eu pertenço a um grupo o qual eu escuto e não trabalho sozinha. Então, eu estou nas mãos do povo e do grupo para fazer o que for melhor para Uiraúna.
DIÁRIO DO SERTÃO: Como foi que a população de Uiraúna recebeu a decisão do TRE tomada no mês de janeiro?
Glória Geane: Pelo número de telefonemas que recebi das pessoas se solidarizando comigo, me dando apoio e de quando cheguei à cidade, pois estava em João Pessoa, até hoje, falando com cada uma das pessoas, eu senti o apoio e o reconhecimento do meu trabalho, isso me fortaleceu bastante. Inclusive eu aproveito para agradecer pelo apoio que me fez ver que vale a pena trabalhar para este povo e fazer o melhor, cumprindo as metas principais do meu plano de governo que é trabalho, transparência, seriedade e acima de tudo, respeito pelo povo de Uiraúna. Hoje eu vejo que valeu a pena.
DIÁRIO DO SERTÃO: A administração não parou, mesmo com a decisão do TRE. Como é que está funcionando a administração municipal?
Glória Geane: Quando você se depara com uma situação como essa, você tem que ter equilíbrio. Eu tive que esquecer minhas dores dessa decisão do TRE e por orientação dos advogados continuei exercendo o cargo de prefeita. Então, a cidade tem comando sim e de uma pessoa séria.
Então, automaticamente, as obras estão sendo continuadas e eu já estive visitando obras como na Quixaba de cima, onde está acontecendo a reforma de um colégio, com recursos próprios. Estive ontem no Ananias Figueiredo, na Unidade Básica de Saúde fazendo um Centro de Saúde que vai pegar vários bairros, e lá falta só bater a laje. O calçamento no Retiro que já vai subir pra Bela Vista também. Conseguimos mais uma Unidade Básica de Saúde que vamos implantar no Centro ou no Retiro. Estamos com uma academia ao ar livre, daquela toda fechada. Então, Uiraúna não para, eu não posso me sentar e lastimar pelo que aconteceu, pelo contrário, as tribulações existem na vida, mas, Deus é maior.
Os pagamentos também estão em dias, no dia 30 eu fiz todos os pagamentos, inclusive de programas e já pagando com o piso salarial novo. Implantei o qüinqüênio, o terço de férias e agora teve o rateio para os professores porque temos compromisso com a educação.
DIÁRIO DO SERTÃO: No setor da agricultura, a administração também começa a iniciar o programa de corte de terras?
Glória Geane: O corte de terra é fundamental porque vai pegar aquela população mais carente e principalmente o agricultor, que eu jamais deixaria de atender, até porque é um marco da minha administração desde o princípio. Faço esse corte de terra porque é feito com equipamentos que pertencem a prefeitura e tem condições de tocarmos. Então segunda-feira com certeza já começa o corte de terra.
DIÁRIO DO SERTÃO: O Governo do Estado divulgou recentemente a lista dos municípios que estão inadimplentes com o Pacto Social. Uiraúna faz parte dos municípios que já tem recursos disponibilizados pelo Pacto Social para trabalhar. Como está acontecendo essa parceria entre o governo do Estado e a prefeitura?
Glória Geane: Democrática.Ele fazendo a parte dele e eu a minha, num clima de cumplicidade baseado em muita seriedade, transparência e principalmente, respeito a sociedade. Se ele me passa uma quantia para construir um Centro de Saúde, obviamente eu estou lá todos os dias fiscalizando, pois preciso prestar contas ao Governo Estadual.
DIÁRIO DO SERTÃO: Durante três anos a população realizou um grande carnaval de rua para a população. Como é que fica o carnaval de 2012?
Glória Geane: Essa é uma pergunta que até me entristece, porque eu sou uma folia impar e amo o carnaval, é tanto que é uma marca principal do meu governo, quem acompanhou desde o primeiro ano, sabe disso. No ano passado fomos o segundo carnaval da Paraíba que mais se destacou em termos de animação, de organização, com uma capacidade de dez a 12 mil pessoas em uma cidade de pequeno porte, então além de trazer alegria tanto ao rico como ao pobre, ainda aquecia a economia da cidade. Mas infelizmente, em decorrência desta decisão judicial eu não posso me comprometer.
O carnaval em si não é só a locação das bandas, tem toda uma infraestrutura por trás, é segurança, iluminação que gira em torno de cem mil reais e eu não posso ser irresponsável a ponto de me comprometer com determinadas empresas com uma instabilidade dessas é isso que me faz não realizar o carnaval. Mas, essa foi uma decisão pensada, amadurecida, peço até desculpas a população, mas não depende só de mim.
Inclusive um vereador foi à rádio e disse que eu não faria o carnaval se não quisesse, pois, o dinheiro tinha. Eu acho muito estranho, se bem que vindo desse vereador eu não posso esperar muita coisa, ele só tem cabeça para andar. Ele não tem decisão própria de dizer alguma coisa, só fala o que mandam e esse alguém que manda, que já foi prefeito por 12 anos, se ele acha que esse dinheiro do carnaval está em caixa, poderia ter feito. Então, realmente não existe, o carnaval era feito somente com recursos próprios e devido a um equilíbrio financeiro, sem jamais deixar de pagar funcionário.
DIÁRIO DO SERTÃO: Podemos dizer que toda essa decisão do TRE também teve conseqüências positivas, já que a equipe de administração não parou de trabalhar?
Glória Geane: Com certeza, minha administração não é feita somente pela prefeita Geane, é toda uma equipe de secretariado, chefes de departamento, enfim todas as pessoas que são comprometidas com a administração e acompanham a minha dedicação. Então é toda uma equipe voltada para Uiraúna e eu agradeço ao povo dessa cidade que entende nossa dedicação, mesmo com essa decisão judicial estamos no batente. Muitos outros carnavais virão, podemos compensar essa ausência fazendo uma bonita festa no São João a altura do povo de Uiraúna. O importante é que nos mantemos de pé.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário