VÍDEO: Engenheiro diz que compradores de imóveis do “Minha Casa, Minha Vida” precisam ser mais exigentes
O profissional discorreu sobre construções que apresentam problemas no decorrer dos anos, e disse que os compradores, bem como o governo e os demais órgãos envolvidos, precisam cobrar mais qualidade nas obras
Na coluna semanal Diário de Obras, o engenheiro Fernando Figueiredo falou sobre problemas de construção que surgem no decorrer do tempo em imóveis financiados.
Ele explicou que o problema começou a ser gerado entre os anos de 2008 a 2012, quando houve o boom da construção civil. Segundo o profissional, foi a maior expansão já vista e naquela época não tinha construtora, ou seja, o pessoal construía por conta própria. “O princípio do problema foi não ter profissionalismo na execução. Começou-se a fazer obras, casas, imóveis para vender, ai não tinha o devido processo da construção civil”, disse Fernando.
O engenheiro falou que o problema persiste até hoje. Segundo ele, 14 anos depois ainda há falta de projetos para realizar as construções, o que no futuro acaba gerando problemas. “Pula-se as etapas da construção e acabam surgindo quando o pessoal está morando”, pontuou.
LEIA TAMBÉM:
Responsabilidades – Fernando Figueiredo citou o “Minha Casa, Minha Vida”, que visa atender o pessoal de baixa renda. Ele pontua que as pessoas que se enquadram neste quesito, “têm que começar de fato a exigir qualidade construtiva”. Conforme o profissional de engenharia, essa cobrança tem que existir tanto dos compradores, bem como dos órgãos competentes.
“Prefeitura precisa melhorar na aprovação de alvará, o sistema que fiscaliza os profissionais, o CREA, o CAO, também precisam, e claro, o governo federal também na hora de emitir o financiamento, como os bancos, Banco do Brasil, Caixa Econômica e os outros”, destacou.
“Quem compra, ele tem que ser exigente, porque mesmo você estando de aluguel, mas você vai adquirir um imóvel que você vai passar sua vida inteira pagando, porque são 30 anos, então talvez seja o bem material mais valioso que você vai ter na sua vida toda, então, nada mais justo do que você só aceitar com qualidade, então, ser exigente na hora de comprar é um passo fundamental”, acrescentou.
Quanto às atenções que o comprador deve ter, Fernando cita que no contrato vem descritos os direitos e garantias. Ele explica que há algumas diretrizes principais como a garantia de 5 anos para danos físicos.
“Fissuras, rachaduras, problemas com impermeabilidade, com infiltração, esses problemas são garantidos durante 5 anos, então é uma garantia que tanto o banco dar, quanto as construtoras tem que dar”, explicou.
Fernando explicou também com detalhes de como os compradores devem agir a partir dos 5 anos da compra. Veja a coluna na íntegra no vídeo que está no topo do texto.
Para mais informações, o internauta pode entrar em contato com Fernando Figueiredo por meio de seu Instagram: @fernandofigueiredos.
Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor do IFPB campus de Cajazeiras. Inscreva-se em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário