header top bar

section content

VÍDEO: Médica diz que é preciso responder 5 perguntas para saber se pode flexibilizar isolamento social

Adriana Melo diz não ser contra a flexibilização do isolamento social. Porém, reitera que somente confirmando esses cinco quesitos é que é possível abrir mão da quarentena

Por Jocivan Pinheiro

28/04/2020 às 16h26 • atualizado em 28/04/2020 às 16h35

Na contramão do aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, centenas de cidades estão flexibilizando o isolamento social para reabrir seus comércios, ainda que de maneira reduzida e regulamentada.

Mas, de acordo com a médica Adriana Melo, é preciso responder a cinco perguntas básicas para saber se é possível relaxar a quarentena e estabelecer o que se chama de isolamento vertical sem por em risco a população.

As questões são: no Brasil é possível isolar apenas os idosos? (a médica vê dificuldade nesse quesito porque o número de idosos que moram com várias pessoas é muito grande); existem leitos de UTI suficientes? (em muitas cidades, sabemos que não); existem profissionais de saúde preparados para atendimentos em UTI suficientes?; existem equipamentos de proteção individual de qualidade suficientes (Adriana Melo responde que não e revela que muitos profissionais estão morrendo de Covid-19); por fim, existem testes suficientes?

VEJA TAMBÉM

Prefeito de Patos ignora pandemia do coronavírus e determina reabertura do comércio integralmente

Adriana Melo diz não ser contra a flexibilização do isolamento social para evitar demissões em massa e o aprofundamento da crise financeira, sobretudo nas classes mais baixas. Porém, ela reitera que somente confirmando esses cinco quesitos é que é possível abrir mão da quarentena.

“É claro que a gente se compadece. O número de desemprego vai ser muito alto. O número de pessoas passando necessidade já é alto. Mas para isso tem que ter os cientistas políticos, os cientistas econômicos, que vão ter que apontar soluções e o governo vai ter que priorizar essas soluções”, ressaltou a médica.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: