header top bar

section content

Biquíni vintage: o retrô na moda praia

Começou como shorts que cobria o umbigo, passou pelo modelo asa-delta e chegou até os dias de hoje. Qual é o seu tipo de biquíni predileto?

Por Gear SEO

31/01/2020 às 15h40 • atualizado em 31/01/2020 às 15h47

Biquíni vintage: o retrô na moda praia

A moda vintage está em alta já há algum tempo. Conhecida por dar destaque às curvas femininas e por ter dado vida e sensualidade às pin-ups, ela retornou aos escritórios, eventos formais e informais e, pasme, até às praias.

Os trajes de banho vintage podem variar muito, não se trata apenas de escolher peças maiores que cubram partes significativas de pele. As estampas e modelos variam e, muitas vezes, são uma releitura dos maiôs e biquínis de outrora.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre a história da moda praia, explicando como ela se transformou ao longo dos anos.

Dessa forma, você poderá escolher o modelo que mais combina com você e, de quebra, vai conhecer um pouquinho mais sobre o desenvolvimento das peças que você ama. Confira!

Moda praia: como começou?

As roupas de banho são antigas, é verdade, mas nem sempre foram tão reveladoras quanto são hoje. Na Época Vitoriana, por exemplo, as mulheres tomavam banho de mar com meias compridas e vestidos.

No início do século 20, as coisas já eram um pouco diferentes, mas a visão conservadora sobre como o corpo deveria ser tratado em praias e espaços públicos permanecia.

A nadadora Annette Kellerman, por exemplo, foi presa por utilizar trajes de banho obscenos. Embora, na verdade, estivesse utilizando uma roupa que cobria o seu corpo do pescoço aos pés, apenas com modelagem mais justa.

Carl Jantzen, designer de moda, sugeriria pouco depois a utilização de um shorts e um top para a prática de natação ou para um dia na praia. A partir daí, a coisa se transformou.

Pele em destaque: década de 20 em diante

As grandes divas do cinema começaram a mostrar um pouco mais de pele por volta dos anos 30.

Maiôs já eram utilizados, assim como modelos em duas peças. Só havia um problema: havia um conjunto de regras cinematográficas que impedia que o umbigo e a sua parte inferior aparecessem na tela.

Assim, as roupas de banho que mostravam partes do tórax já eram aceitas, mas precisavam cobrir boa parte do quadril. Eis aí a moda da cintura alta.

O biquíni, enfim

O lançamento do primeiro biquíni foi em 26 de junho de 1946. O modelo, que era cavado e fio dental, terminava logo abaixo do umbigo. Foi um escândalo tão grande que as modelos da época se recusaram a utilizá-lo.

A partir dos anos 50, o biquíni foi popularizado por Hollywood. Presente no corpo de algumas das maiores artistas da época, manteve-se como uma peça provocante, mas com um pouco mais de aceitação. Nessa mesma época, o biquíni chegou em terras brasileiras.

Tipos de biquíni

Nos anos 60, um modelo que fazia bastante sucesso era o engana-mamãe, uma mistura de maiô com biquíni que cobria um pouco a parte frontal do corpo, mas mostrava grande parte da pele das costas.

Também nessa época, surgiram os biquínis de cintura mais baixa e os sutiãs com formatos que davam mais destaque aos seios.

Estampas em formatos geométricos eram as preferidas e não era incomum encontrar peças em lycra e, logo depois, em crochê.

O biquíni com formato de tanga, popular até os dias de hoje, surgiu junto ao crochê, na década de 70. O movimento Flower Power estava em alta, então os modelos coloridos eram os mais buscados. O sutiã, por fim, tornou-se mais quadrado.

Nos anos 80, a moda era o biquíni bem cavado, popularmente conhecido como asa-delta. O modelo voltou a aparecer em editoriais nos últimos anos e dá indícios de um retorno triunfal.

A partir dos anos 90, os biquínis tiveram animal prints, cores metálicas, aros, argolas, cordinhas… Nos últimos cinco anos, surgiram as peças com tiras de diferentes tamanhos ao redor da cintura e até das pernas.

Atualmente — ainda bem! —, é possível encontrar modelos para todos os gostos e perfis. Se você quiser reviver os anos 60 quando for à praia, pode! Se quiser, logo depois, optar por um estilo mais Jane Fonda, boas notícias: basta procurar, escolher o modelo de sua preferência e arrasar.

Recomendado pelo Google: