Anatel faz alerta sobre golpe do WhatsApp falso e dá orientações para consumidor se proteger e denunciar
O WhatsApp não se caracteriza como serviço de telecomunicações e, portanto, não é regulamentado pela agência. No entanto, campanhas de conscientização fazem parte do esforço promovido pelo órgão regulador para combater golpes
Como parte da campanha #OutubroCiberSeguro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alerta para um golpe comumente praticado por cibercriminosos no WhatsApp: o uso da foto de perfil para se passar pela vítima e solicitar dinheiro a seus conhecidos, amigos e familiares.
Conhecido como “golpe do WhatsApp falso”, esse crime pode causar sérios prejuízos financeiros e emocionais. A Superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Suzana Silva Rodrigues, ressalta que “ao identificar e denunciar golpes como esse, o cidadão contribui diretamente para um ambiente online mais seguro”.
A Anatel destaca que o WhatsApp não se caracteriza como serviço de telecomunicações e, portanto, não é regulamentado pela agência. Porém, as campanhas de conscientização, como o #ConexãoSegura e o #MovimentoFiqueEsperto, fazem parte do esforço promovido pelo órgão regulador para combater fraudes como o golpe do WhatsApp falso.
No portal da Anatel há um espaço dedicado a dicas contra fraudes com “os golpes atuais mais comuns”, criado para orientar e proteger os consumidores. Nele, há a descrição desse e de outros golpes praticados por cibercriminosos, além de dicas de como se proteger e denunciar.
LEIA TAMBÉM:
COMO SE PROTEGER
Ajuste suas configurações de privacidade no WhatsApp: acesse Configurações > Privacidade > Foto de perfil e selecione “Meus contatos”. Faça o mesmo com “Visto por último” e “Recado”. Isso limita o acesso à sua imagem e informações pessoais.
Preciso trocar meu chip ou número? – Não. O número usado pelos golpistas é diferente do seu e não tem vínculo com sua linha.
Como eles conseguiram meus contatos? – Provavelmente por meio de vazamentos de dados na internet ou consultas em sistemas de crédito. Suas contas não foram necessariamente invadidas, mas é recomendável trocar as senhas por precaução.
COMO DENUNCIAR
Registre uma ocorrência na Polícia Civil: acesse o site da Polícia Civil do seu Estado e registre um boletim de ocorrência online. A formalização é essencial para a investigação.
Não interaja com o número falso: evite responder ou confrontar os golpistas. Isso pode aumentar o risco de novos golpes.
Comunique seus contatos e redes sociais: informe amigos, familiares e colegas que há um número se passando por você. Isso ajuda a evitar que outras pessoas caiam no golpe.
Denuncie o número no WhatsApp: dentro do aplicativo, clique no número suspeito, selecione “Denunciar contato” e siga as instruções. Peça que seus contatos façam o mesmo.
Envie uma denúncia por e-mail ao WhatsApp: encaminhe um e-mail para [email protected] informando o perfil falso e solicitando a desativação imediata da conta.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário