header top bar

section content

Mais chuvas isoladas estão previstas para cair nos próximos dias no Sertão da Paraíba

As chuvas devem voltar entre essa terça-feira (08) e sexta-feira (11) no Sertão

Por Campelo Sousa

08/01/2019 às 09h31

Ações de prevenção garantem a segurança durante as chuvas

A associação Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e Zona de Convergência Intertropical deverá favorecer mais chuvas isoladas no interior do Estado nos próximos dias, mais precisamente entre essa terça-feira (08) e sexta-feira (11) de janeiro quando chuvas isoladas deverão ocorrer em várias áreas do Cariri, Sertão e Alto-sertão da Paraíba, incluindo as regiões de Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, prevê o estudioso Rodrigo Cézar Limeira.

Balanço de chuvas em Patos em 2018

O físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira entrou em contato por telefone com o Escritório da Emater em Patos nesta segunda-feira 07, para ter acesso aos últimos dados de chuvas na região em janeiro de 2019, e de todo o ano de 2018.A Emater em Patos, no Sertão, fornece os dados de precipitação pluviométrica obtidos pela Embrapa, que tem um posto pluviométrico oficial no município, e também fornece esses dados para o governo do Estado da Paraíba.

Os números

Durante todo o ano de 2018, foram registrados 495,8 mm de chuvas no posto pluviométrico da Embrapa situado no setor noroeste do município.

A média pluviométrica anual no local é de 675 mm.

Ainda nesta segunda-feira, o estudioso obteve os dados pluviométricos da Estação Meteorológica do Inmet, situada no Bairro do Jatobá, através do site da instituição:

O números

Durante todo o ano de 2018, foram registrados 547 mm de chuvas na referida estação meteorológica, situada no setor sul do município.

A média pluviométrica anual no local é de 715 mm.

Conforme recomenda a OMM, faz-se a média aritmética dos dois dados pluviométricos obtidos com o pluviômetro padrão Ville de Paris, com um detalhe, os dados da Estação do Inmet são obtidos via moderna estação meteorológica automática, mas calibrados a partir dos dados obtidos com o pluviômetro padrão já citado, utilizado em estações meteorológicas do mundo todo.

Dessa forma, o Índice Oficial de Chuvas em Patos-PB em 2018 é 521,4 mm.

Comparação do Índice Oficial de Chuvas com as médias pluviométricas anuais dos dois postos:

Como no posto pluviométrico da Embrapa a precipitação média anual é de 675 mm, e na Estação Meteorológica do Inmet é de 715 mm, logo o Índice Oficial de Chuvas em Patos em 2018 ficou abaixo da média.

A previsão de chuvas variando de normais a abaixo da média em Patos no corrente ano de 2018, foi realizada pelo estudioso Rodrigo Cézar Limeira e se confirmou, assim como se confirmaram também as outras previsões referentes a 2018 realizadas pelo pesquisador, ao citar 2018 como um ano de recargas melhores para a maioria dos grandes açudes do interior do Estado, em se comparando com a série de 2012 para cá.

Além disso, o estudioso também previu um 2018 com chuvas ainda irregulares no semiárido da Paraíba, possibilitando boas colheitas em várias localidades, mas perdas em outras, fato também confirmado.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: