header top bar

section content

VÍDEO: Evento “Abraço da Democracia”, com Lula, marcará dois anos da tentativa de golpe em Brasília

Na programação, haverá a devolução das obras de arte destruídas pelos bolsonaristas extremistas

Por Luis Fernando Mifô

06/01/2025 às 18h38 • atualizado em 06/01/2025 às 18h41

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diversas outras autoridades participarão, na próxima quarta-feira (8), do evento que está sendo chamado de “Abraço da Democracia”, em memória dos episódios ocorridos no dia 8 de janeito de 2023, quando bolsonaristas extremistas invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes em Brasília.

A cerimônia tem uma série de momentos previstos durante o dia, como a entrega de obras de arte restauradas no Palácio da Alvorada e na Suíça, além de descerramento do quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, e um ato simbólico na Praça dos 3 Poderes.

O primeiro momento será na Sala de Audiências do Palácio do Planalto, às 9h30, onde será feita a reintegração de obras de arte – relógio do século XVII e ânfora – tidos como símbolos da dificuldade e delicadeza dos reparos.

O relógio foi consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro. Também será comunicado o fim do processo de restauro, com a entrega de 21 obras restauradas no Palácio da Alvorada e o relógio, na Suíça.

O segundo momento ocorrerá no 3º andar do Palácio do Planalto, às 10h30, quando será feito o descerramento da obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, e cinco alunos do Projeto de Educação Patrimonial entregarão ao presidente Lula réplicas que produziram da ânfora e de “As Mulatas”.

O terceiro momento será uma cerimônia com a presença de autoridades no Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 11h.

O quarto momento será o “Abraço da Democracia”, na Praça dos 3 Poderes. Trata-se de um ato simbólico com a participação do presidente Lula após o evento do Salão Nobre. O presidente descerá a rampa do Palácio do Planalto com as principais autoridades e encontrará o público para esse abraço.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: