header top bar

section content

VÍDEO: Pesquisador cajazeirense publica Artigo sobre pré-eclâmpsia em revista científica internacional

Ele enfatiza que a revista onde o Artigo foi publicado, é mundialmente conhecida e é filiada à sociedade americana de cardiologia, o que torna mais fácil a absorção do conteúdo

Por Luiz Adriano

06/09/2024 às 20h31 • atualizado em 06/09/2024 às 20h38

O cajazeirense Allan Kardec Alencar, que reside nos Estados Unidos e é professor assistente na Tulane University, em Nova Orleans, participou nesta sexta-feira (6) do programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, onde comentou sobre um artigo de sua autoria que foi publicado em uma revista científica internacional, por nome de “Revista Hypertension”, uma das mais respeitadas na área de doenças cardiovasculares.

Allan explicou que o estudo investiga uma nova abordagem para tratar a pré-eclâmpsia, uma condição grave que afeta a pressão arterial de mulheres grávidas e pode trazer sérios riscos para a mãe e o bebê.

O conteúdo propõe uma nova maneira de melhorar o fluxo sanguíneo e a saúde do coração em gestantes com pré-eclâmpsia. O trabalho abre portas para tratamentos mais eficazes, com o objetivo de reduzir as complicações da gravidez e melhorar os resultados tanto para a mãe quanto para o bebê.

Allan Kardec Alencar – pesquisador cajazeirense nos Estados Unidos – Foto: divulgação

O cajazeirense explicou como foi feito a pesquisa, falou dos desafios e também quais as perspectivas da indústria farmacêutica decidir fazer os testes em humanos, visto que, os estudos tiveram base em resultados com ratas. Ele enfatiza que a revista onde o Artigo foi publicado, é mundialmente conhecida e é filiada à sociedade americana de cardiologia, o que torna mais fácil a absorção do conteúdo.

“Foi um trabalho muito árduo, mas ao mesmo tempo muito prazeroso. Quando a gente olha e ver no papel hoje, e ver que ele tá agora ai disponível para que a gente consiga trazer essa terapia, esses benefícios para as mamães e para os bebês, num futuro breve, esperamos”, pontuou.

Allan Kardec Alencar se mostrou bastante feliz por seu crescimento profissional e por hoje ser um pesquisador nos Estados Unidos. Ele citou os desafios que enfrentou ao longo da trajetória, desde que saiu de Cajazeiras até chegar onde chegou.

“Eu olho para trás e vejo de onde eu sai, do quão limitado são os nossos recursos no Sertão, o quão difícil a gente conseguir sair daí e desenvolver uma carreira, não é fácil. Já são mais de 20 anos que eu venho nessa luta, nessa batalha diária, de resiliência, então, assim, para mim é muito prazeroso hoje saber que eu saí de Cajazeiras, do Sertão, e eu tô nos Estados Unidos como um pesquisador internacional”, disse emocionado.

Allan Kardec Alencar – pesquisador cajazeirense nos Estados Unidos – Foto: divulgação

Allan relatou que teve pessoas que chegaram a duvidar que ele poderia conseguir realizar seus sonhos.

“Muita gente achou que eu não seria capaz de chegar aqui, porque eu sou do Sertão, porque eu não tive um ensino básico suficiente. Eu consigo mostrar para essas pessoas, para quem duvidou de mim, que é possível sim, é possível quando a gente sonha, quando a gente tem vontade. A gente olha para frente apesar das dificuldades, manter a resiliência e foco nos nossos sonhos e agarrar as oportunidades, é possível sim, então, eu sonhei e me sinto muito grato por tudo. Apesar de tantas dificuldades, mas eu me sinto mais feliz do que cansado, lógico que cansa, mas eu me sinto muito mais feliz do que cansado”, finaliza o pesquisador.

Confira a entrevista completa no vídeo que está no topo do texto.

Clique aqui e veja o artigo do pesquisador.

Um pouco da história de Allan Kardec Alencar

Natural de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, Allan Kardec Alencar estudou no Colégio Diocesano Padre Rolim. Graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e depois fez Mestrado e Doutorado em Farmacologia e Química Medicinal pela UFRJ. Realizou também um pós-doutorado focado no desenvolvimento de medicamentos. Hoje, é Professor Assistente na Tulane University, em Nova Orleans.

Allan Alencar já recebeu prêmios importantes, como o Prêmio Fleury de Inovação em Pesquisa e o Prêmio CAPES de Melhor Tese. Ele também foi reconhecido como o Melhor Pesquisador na Área de Biotecnologia do Brasil em 2015.

O trabalho do paraibano é essencial para o avanço na área de saúde cardiovascular e materna. Suas pesquisas podem transformar o tratamento de gestantes com pré-eclâmpsia, reduzindo as taxas de complicações e mortalidade. Ele planeja continuar expandindo esses estudos e colaborando com outros pesquisadores ao redor do mundo.


Mais fotos de Allan Kardec Alencar:

Foto: divulgação

Foto: divulgação

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: