header top bar

section content

VÍDEO: Psicólogo fala da influência das redes sociais na saúde mental e a importância de escutar sem julgar

Na segunda parte da nossa conversa com o psicólogo Fagner Gonçalves sobre a campanha de prevenção ao suicídio "Setembro Amarelo", ele falou sobre a influência das redes sociais na saúde mental das pessoas e a importância do acolhimento da família

Por Jocivan Pinheiro

15/09/2023 às 15h45 • atualizado em 15/09/2023 às 15h47

Na segunda parte da nossa conversa com o psicólogo Fagner Gonçalves sobre a campanha de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”, ele falou sobre a influência das redes sociais na saúde mental das pessoas e a importância de oferecer escuta a quem está precisando.

Problemas como cyberbullying, comparação com a autoimagem, pressão social para ser bem-sucedido etc. podem potencializar a pré-disposição ao suicídio.

“Todos esses fatores podem contribuir, sim, para que a pessoa venha a pensar no suicídio como uma forma de aliviar a dor e a pressão social que ela vem enfrentando”, explica o psicólogo.

Importância do acolhimento da família

Fagner avisa que muitas vezes uma simples escuta poder salvar uma vida, desde que não venha acompanhada de julgamentos. “Existem vários estudos hoje que demonstram que 90 a 95% das pessoas que cometeram suicídio, esse suicídio poderia ser evitado de alguma forma com uma ação simples, como uma escuta”, ele diz.

“A sociedade em si já tem um estigma muito grande; aí se você vem com algumas palavras, não de acolhimento, mas de julgamento, então a tendência da pessoa é se fechar mais ainda dentro de um problema”, completa o psicólogo.

Por fim, Fagner reitera a importância de se abrir para as pessoas e aceitar ajuda. “Tem uma frase célebre que diz assim: ‘a pessoa que comete suicídio, na verdade ela não quer se matar, ela quer acabar com a dor que ele está sentindo’. Então procure ajuda, procure um profissional, um amigo, seus familiares, se abra, fale sobre o problema, sempre vai ter uma pessoa para escutar.”

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: