header top bar

section content

Vitalzinho cresce e Cássio mantém primeiro lugar em Pesquisa para o Senado. Confira!

O levantamento da pesquisa Consult aponta que 78,10% dos paraibanos ainda não têm candidato para senador.

Por

29/07/2010 às 06h24

A primeira pesquisa Correio/Consult para o Senado da República após a realização das convenções partidárias e a definição dos candidatos de todos os partidos aponta a liderança do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato da coligação Uma Nova Paraíba, com 43,80%, e traz o deputado Vital do Rego Filho (PMDB), candidato da coligação Paraíba Unida, em segundo lugar, com 29,35% das intenções de voto dos paraibanos.

O terceiro colocado na disputa para o Senado é o senador Efraim Morais (DEM), da coligação Uma Nova Paraíba, com 27,3%. Em pesquisas anteriores, antes das convenções, quando o PMDB apresentava várias opções de candidatos, Efraim aparecia na segunda colocação.

O deputado Wilson Santiago (PMDB), candidato da coligação Paraíba Unida, aparece com 17,60% das intenções de voto para o Senado na mais nova pesquisa Correio/Consult.

O compositor Vital Farias (PCB) é o mais bem avaliado entre os candidatos dos pequenos partidos ao Senado. Ele aparece com 2,75% das intenções de voto.

O professor Edgar Afonso Malagodi, um dos dois candidatos do PSOL, tem 0,75% das intenções de voto dos paraibanos para o Senado. O outro candidato do PSL, Marcos Antônio de Oliveira, tem 0,25%.

Indecisos e nulos
O levantamento da Consult aponta que 78,10% dos paraibanos não têm candidato para senador. O índice dos eleitores que afirmam não saber em quem votar atinge 48%. Já os eleitores que manifestação a intenção de anular o voto (nenhum) somam 30,10%.

Respostas duplas
A direção da Consult explica que as intenções de voto para senador é resultado da soma das indicações de preferência para primeiro e segundo votos. Ou seja, como serão preenchidas duas vagas para o Senado, cada entrevistado teve duas opiniões contabilizadas, a do primeiro voto e a do segundo voto (ver quadros abaixo).

Outro esclarecimento da Consult é que a soma das tabelas de primeiro e segundo voto ultrapassa os 100%, uma vez que a questão apresentada ao entrevistado tem múltiplas respostas.

1º e 2º votos
Na pergunta sobre a intenção do primeiro voto para senador (o eleitor vai votar em dois candidatos para o Senado) o ex-governador Cássio Cunha Lima aparece com 40,1%. Já nas intenções para o segundo voto, Cássio aparece com apenas 3,8%.
O deputado Vital do Rego Filho tem a preferência de 15,8% dos eleitores entrevistados para o primeiro voto e 13,6% para o segundo voto.

Em relação ao senador Efraim Morais, a Consult apurou que 7,5% dos eleitores o preferem como primeiro candidato ao Senado. Efraim, no entanto, lidera no segundo voto, com 19,8%.

O deputado Wilson Santiago aparece com 6,8% das intenções para o primeiro voto e 10,9% para o segundo voto.

Entre os candidatos dos pequenos partidos, Vital Farias aparece com 1,1% das intenções para o primeiro voto e 1,5% como alternativa para o segundo voto. Maria das Dores Silva tem 0,4% na indicação de preferência para o primeiro voto e o mesmo índice para o segundo voto.

O professor Edgar Afonso Malagodi e Marcos Antônio de Oliveira tem 0,1%, cada um, de primeira intenção de voto para o Senado. Em relação ao segundo voto, Malagodi tem 0,3% e Marcos Antônio, 0,2%.

Dados técnicos e registros
A nova pesquisa Correio Consult foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 20464/2010, de 22 de julho de 2010. No Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o registro tem o número 21673/2010, de 22 de julho de 2010.

A avaliação da situação eleitoral na Paraíba foi feita, em campo, entre os dias 22 e 25 de julho. A Consult entrevistou 2 mil eleitores, utilizando amostra casual probabilística simples.

Os resultados da atual pesquisa estão sujeitos a uma margem de erro máxima de 2,0%, com confiabilidade de 95%.
A Consult aplicou questionários em 69 municípios de todas as regiões geográficas da Paraíba.

Josival Pereira
JORNAL CORREIO DA PARAÍBA

Tags:
Recomendado pelo Google: