header top bar

section content

VÍDEO: Renato Abrantes critica tarifa de Trump contra o Brasil: “famoso doido de pedra”

Advogado afirma que tarifa de 50% imposta por Trump a produtos brasileiros tem motivação política e fere o princípio da não intervenção entre países

Por Luiz Adriano

14/07/2025 às 19h19

O advogado Renato Abrantes criticou duramente a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A análise foi feita durante o Direto ao Ponto desta semana, na TV e Rede Diário do Sertão.

Para Renato, a medida não é apenas uma questão econômica, mas revela um fundo político que precisa ser observado. “A taxação norte-americana aos produtos brasileiros vai muito além de questões econômicas ou tributárias, tem um fundo político que precisa ser levado em conta”, afirmou.

O advogado classificou Trump como “o famoso doido de pedra” e destacou que a decisão coloca o mundo diante de um precipício diplomático envolvendo o Brasil, gerando espanto pela forma como foi conduzida.

Renato lembrou que Brasil e Estados Unidos mantêm uma relação comercial bastante desequilibrada, com diferença superior a 400 bilhões de dólares em favor dos norte-americanos.

Ele critica e diz que a tarifa seria revogada caso o Judiciário brasileiro viesse a arquivar o processo que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“A situação é grave, porque não se trata de questões econômicas, mas sim de questões meramente políticas”, reforçou o advogado, destacando que os EUA não têm nada a ver com a forma como o Brasil conduz seus processos internos. “Quem manda no Brasil é o povo brasileiro, assim como quem manda nos Estados Unidos é o povo estadunidense”, completou.

Influência – Renato também criticou brasileiros que, fora do país, estariam estimulando ações de governos estrangeiros contra o Brasil, em referência a aliados de Jair Bolsonaro. “Essa conduta dos Estados Unidos contra o Brasil sabidamente está sendo estimulada por gente ligada a Jair Messias Bolsonaro”, afirmou, mencionando que Eduardo Bolsonaro, (filho do ex-presidente) que atualmente mora nos EUA, exerce influência sobre Trump.

Injustificável – Para o advogado, nada justifica a postura de Trump contra o Brasil, desrespeitando princípios básicos do direito e das relações internacionais. “O princípio da não intervenção é um dos pilares das relações internacionais, que lamentavelmente o doido dos Estados Unidos não está respeitando”, concluiu.

Colunista – Renato Abrantes é Doutor em Direito Constitucional (UNIFOR); Mestre em Educação e Ensino (UECE); Especialista em Gestão Pública (UECE); em Direito e Processo Constitucionais (UNICATÓLICA) e Direito Processual Canônico (UCP). Graduado em Filosofia (FAFIC); Teologia (UNICATÓLICA) e Direito (UNICATÓLICA). Professor e Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade Católica de Fortaleza.

O jurista foi professor e Coordenador do Curso de Bacharelado em Direito do Centro Universitário Fanor Wyden (UNIFANOR Wyden). Foi Vice-Reitor do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA) e Juiz Eclesiástico no Tribunal Eclesiástico do Ceará.

Dr. Renato é Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/CE; Membro da Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC); Avaliador ad hoc do INEP/MEC; e sócio-proprietário de Renato Abrantes Advocacia, com sede em Fortaleza/CE e atuação em todo o Brasil.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: