header top bar

section content

Foragido da justiça, vereador é empossado para mandato na Câmara Legislativa em cidade do Goiás

O empresário de 39 anos, membro do Partido Liberal (PL), foi eleito com 427 votos nas eleições de 2024, mas tem um mandado de prisão preventiva em aberto

Por Priscila Tavares

05/01/2025 às 11h47 • atualizado em 05/01/2025 às 13h10

Foragido da justiça, vereador é empossado para mandato na Câmara Legislativa em cidade do Goiás (Foto: Divulgação/ Redes Sociais)

Osvaldo José Seabra Júnior, conhecido como Osvaldo Cabal, tomou posse no último dia 1º de janeiro como vereador de Ceres, na região central de Goiás, apesar de ser foragido da Justiça.

O empresário de 39 anos, membro do Partido Liberal (PL), foi eleito com 427 votos nas eleições de 2024, mas tem um mandado de prisão preventiva em aberto desde o dia 26 de novembro do mesmo ano, conforme informações do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões.

Cabal está sendo investigado na Operação Ephedra, conduzida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, que apura envolvimento de indivíduos com o tráfico de substâncias ilícitas, incluindo rebites. No entanto, ele compareceu pessoalmente à Câmara Municipal de Ceres, onde foi empossado como vereador às 15h58 do mesmo dia, após se ausentar da cerimônia inicial de posse, realizada às 10h, no Centro Cultural da cidade.

Segundo informações do G1 Goiás, a Câmara Municipal de Ceres alegou que, embora Osvaldo tenha se ausentado da posse com os demais eleitos, ele foi diplomado pela Justiça Eleitoral e, portanto, estava apto a tomar posse.

A Câmara informou ainda que não recebeu nenhuma comunicação prévia de impedimento de posse, seja por parte da Justiça, do Ministério Público ou das autoridades policiais, o que levou à realização da posse de Osvaldo.

Entretanto, o Ministério Público Eleitoral solicitou uma investigação sobre a legalidade da posse de Osvaldo Cabal, visto que ele ainda é alvo de um mandado de prisão. A Câmara Municipal declarou que já encaminhou as informações solicitadas pelo MP e está aguardando as devidas providências.

Até o momento não foi emitido um posicionamento oficial por parte do vereador, nem por parte do Partido Liberal.

Natural de Ceres, Osvaldo Cabal nasceu no dia 25 de dezembro e, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou bens no valor de R$ 323.132,30, incluindo terrenos em Ceres e Rialma. A situação de sua posse, agora investigada, segue gerando repercussão na cidade e em todo o estado de Goiás.

O caso segue em apuração, e novas informações devem ser divulgadas nos próximos dias.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: