VÍDEO: Leonardo Gadelha sinaliza tendência de apoio do Podemos a Lucas ou Cícero e cita resistência interna
O presidente estadual da legenda admitiu que conciliar as opiniões divergentes dos deputados federais Ruy Carneiro e Romero Rodrigues é um desafio
O presidente estadual do Podemos na Paraíba e pré-candidato a deputado federal, Leonardo Gadelha, durante entrevista ao programa Cidade Notícia, da Rádio Líder FM, nesta sexta-feira (06), detalhou bastidores das articulações internas do partido visando as eleições de 2026. Gadelha revelou que o Podemos está em fase final de diálogos e estima que até o fechamento deste mês a legenda “bata o martelo” sobre os apoios majoritários.
Embora nutra admiração pelo senador Efraim Filho (União Brasil), Leonardo sinalizou que o Podemos está mais próximo de definir se apoiará Lucas Ribeiro (PP) ou Cícero Lucena (MDB) para o Governo do Estado. Contudo, o dirigente admitiu que conciliar as opiniões divergentes dos deputados federais Ruy Carneiro e Romero Rodrigues é um desafio. Primeiro porque, segundo ele, Ruy ainda resiste a apoiar o prefeito de João Pessoa.
“É notório que o deputado Ruy Carneiro tem uma dificuldade pessoal de marchar com a candidatura do prefeito Cícero Lucena e que, na outra ponta, o deputado Romero Rodrigues tem uma predileção por essa mesma candidatura”, explicou.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Daniella Ribeiro acusa Veneziano de estar usando Vitalzinho no TCU para "chantagear" o PT na Paraíba
- VÍDEO: Diferença de Cícero para Lucas Ribeiro cai para 8,7%, segundo a primeira pesquisa registrada no TRE
- VÍDEO: Ex-ministro de Bolsonaro, Marcelo Queiroga projeta Efraim no 2º turno e menospreza Lucas e Cícero
Para evitar uma crise interna, Gadelha propõe um modelo de liberdade política. Segundo ele, independentemente do caminho oficial do partido, haverá um “pacto de não beligerância”, onde quem divergir da decisão majoritária será liberado. “Uma dessas duas forças, seja ela o deputado Romero ou seja ela o deputado Ruy Carneiro, será liberado para exercer a sua cidadania da maneira que mais lhe aprover”, destacou.

Lucas Ribeiro, Cícero Lucena e Efraim Filho, pré-candidatos ao Governo da Paraíba (Fotos: TV Diário do Sertão)
Senado e nominata
A definição para o Senado – que envolve nomes como o governador João Azevêdo (PSB), o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos) – ocorrerá simultaneamente à do Governo do Estado. “Quando nós anunciarmos com qual candidato marcharemos para o Governo do Estado, naturalmente também faremos isso em relação ao Senado da República”, afirmou.
Leo Gadelha também ressaltou que a formação da nominata de 13 nomes competitivos para a Câmara Federal é um desafio comum a todos os partidos, mas acredita que a transparência e a liberdade de escolha ajudarão a consolidar o grupo até março.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário