header top bar

section content

É FAKE! áudio que circula na web que mostra Bolsonaro gritando em hospital é falso

Falso áudio tem se espalhado no WhatsApp e no Facebook. Pessoa apenas imita a voz do presidenciável. Hospital Albert Einstein confirma que é 'fake news'; filhos também desmentem.

Por G1

21/09/2018 às 15h39

Print de um dos vídeos que circulam na web (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Um áudio que tem circulado em redes sociais e no celular relata uma suposta conversa entre o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) e seu filho Eduardo dentro do Hospital Albert Einstein, onde ele está internado, em São Paulo. O áudio, no entanto, é #FAKE.

No falso áudio, uma pessoa imita a voz de Bolsonaro e grita com o filho.

A assessoria do Hospital Albert Einstein confirma que se trata de “fake news”. Boletins médicos emitidos pelo hospital mostram que Bolsonaro chegou em condição grave no dia 7 de setembro, que precisou fazer uma nova operação no dia 12 e que ainda está se recuperando.

Os filhos do candidato também desmentem o áudio. Eduardo, que é citado na mensagem, retuítou um post do irmão Flávio, que mostra um link dizendo que o áudio é falso “para encerrar o assunto, caso alguém ainda acredite nessa grosseira fake news”. Carlos também publicou um desmentido no Twitter.

A mensagem foi bastante compartilhada na web. No áudio, a pessoa que se passa por Bolsonaro reclama do vice, general Hamilton Mourão (PRTB), e diz: “Como é que eu vou ganhar essa eleição se eu tô aqui dentro (do hospital)?” Há ainda xingamentos a uma enfermeira. Em um dos trechos, a voz do áudio diz: “Uma eleição para ganhar e você me mantendo aqui nessa m… de teatro”, sugerindo que ele está encenando sua situação médica.

A voz no áudio diz que “precisa ir para a rua”, fazer campanha. A pessoa que se passa pelo filho Eduardo só repete “Calma” várias vezes.

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/09/20/e-fake-audio-que-mostra-bolsonaro-gritando-em-hospital.ghtml

Recomendado pelo Google: