header top bar

section content

Cooperativa de Flores recupera produção com crédito do Empreender PB

O Empreender PB reconheceu essas necessidades e aprovou o projeto para realizar reposição de nove estufas metálicas e custeio de novas mudas de flores.

Por

29/10/2012 às 08h50

A Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba (Cofep), em Pilões, está recuperando nove estufas destruídas no período das chuvas, nos primeiros meses deste ano. A obra é financiada com recursos do Empreender Paraíba no valor de R$ 66.326,53 e a previsão para conclusão de todos os trabalhos de recuperação, reinstalação e plantio é para o fim de dezembro.

“As estufas estão quase prontas, estamos repondo as que foram destruídas pelas chuvas deste ano. Retiramos as de madeira e, no lugar, estamos montando as de estrutura metálica que são mais resistentes. As de madeira deram cupim”, explicou a cooperada Perpétua de Souza Melo. Ela e Elaine Lourenço dos Santos, filha da presidente da Cofep, trabalham no escritório, situado na cidade de Guarabira.

Perpétua explica que o material comprado para as estufas vem de Fortaleza (CE) e a empresa que fornece envia um profissional especializado que executa e orienta os cooperados nos trabalhos de montagem. “O próximo passo será a reinstalação dos canos de irrigação, implantação de todo o sistema hidráulico e elétrico”, disse Perpétua.

Segundo ela, a fornecedora das mudas de flores, empresa Brasil Flor, do Estado de São Paulo, já recebeu o pedido das rosas, crisântemos, gérberas, e as folhagens, hastes e tango, prevista para chegar final de dezembro, período em que obra deve estar concluída.

A Cofep foi fundada, em 1999, pelas mulheres moradoras da zona rural do município de Pilões, e beneficia cerca de 100 pessoas direta e indiretamente. Atualmente, possui 60 estufas e conta com uma produção mensal de 2,5 mil pacotes de flores comercializados nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Empreender PB reconheceu essas necessidades e aprovou o projeto para realizar reposição de nove estufas metálicas e custeio de novas mudas de flores para serem cultivadas. “Não é fácil manter um projeto por 13 anos. É preciso renovar as estufas, as mudas, e o Empreender Paraíba chegou na hora certa”, ponderou a fundadora da Cofep, Karla Paiva.

O escritório está situado na cidade de Guarabira e é responsável por todas as questões burocráticas, desde o recebimento dos pedidos dos clientes, controle das entregas, compras, emissão de notas fiscais e assim por diante.

DIÁRIO DO SERTÃO com SECOM

Tags:
Recomendado pelo Google: