header top bar

section content

ALPB aprova Requerimento de Jeová que sugere melhorias na Política Estadual de Distribuição de Sementes

“É preciso que a distribuição de sementes no âmbito estadual seja realizada de forma a chegar às mãos dos agricultores na época correta para o plantio", disse o parlamentar

Por Portal Diário com Assessoria

05/05/2022 às 16h46 • atualizado em 05/05/2022 às 16h48

Imagem ilustrativa

A Criação do Programa Estadual de Bancos de Sementes, o fortalecimento e multiplicação de sementes crioulas e a distribuição de sementes em tempo hábil. Essas são algumas das sugestões contidas no Requerimento 21.861/2022, que foi aprovado durante a sessão plenária da ALPB da última terça-feira (03). O documento proposto pelo deputado Jeová Campos traz sugestões de melhorias na política estadual de distribuição de sementes na Paraíba e foi formulado respaldado com aval da Comissão dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba, presidido pelo Sr. Manoel Monteiro dos Santos.

O deputado autor da propositura chama atenção para a importância da distribuição das sementes em tempo hábil e que elas atendam os requisitos de qualidade, quantidade, variabilidade e potencialidades locais. “É preciso rever essa atual política, pois as sementes estão chegando com grande atraso para o plantio. Prova disso é que até o dia 18 de março o governo não tinha ainda um posicionamento sobre a referida distribuição e, naquela mesma época, muitos agricultores já estavam colhendo suas culturas”, destacou Jeová.

Ainda segundo o deputado, além do atraso na distribuição, há a questão das sementes serem adquiridas em empresas que fornecem sementes transgênicas e utilizam em seus processos de produção, armazenamento e distribuição conservantes químicos que interferem na qualidade e manutenção destas variedades genéticas”, disse Jeová que também sugere a criação do Programa Estadual de Bancos de Sementes Comunitários que teria melhores condições de distribuir e direcionar as variedades respeitando os contextos locais de cada município.

“É preciso que a distribuição de sementes no âmbito estadual seja realizada de forma a chegar às mãos dos agricultores na época correta para o plantio, uma vez que em muitos municípios quando a distribuição acontece já é do final de março para início de abril, quando a época de plantio para muitos já passou e os mesmo precisaram adquirir suas sementes por outros”, reitera Jeová, sugerindo que s sementes comecem a ser distribuídas no mês de dezembro, finalizando no mês de janeiro para que todos possam planejar e programar um melhor plantio dentro da safra vigente.

Outra questão levantada pelo Requerimento é que o Programa Estadual de Distribuição de Sementes passe a ser gerenciado pela Secretaria Estadual da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido. “Essa é a secretaria que lida diretamente com agricultores e agricultoras familiares de nosso estado, estando na dinâmica dos CMDRS através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, o qual regulamenta, apoia e direciona os conselhos municipais, dispondo de equipe mais indicada para operacionalizar essa política tão importante aos nossos agricultores”, finalizou Jeová.

Deputado estadual Jeová Campos

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: