header top bar

section content

VÍDEO: No Dia Mundial do Braille, ONU destaca que o sistema é essencial aos direitos humanos de pessoas cegas

A ONU ainda deseja ampliar a conscientização do Braille como meio de comunicação para a plena realização dos direitos humanos de pessoas com deficiência visual

Por Portal Diário

04/01/2024 às 16h09 • atualizado em 04/01/2024 às 16h12

Hoje é o Dia Mundial do Braille, o sistema de escrita e leitura formado por símbolos alfabéticos e numéricos para pessoas cegas. Ele foi criado em 1825 pelo francês Louis Braille, que ficou cego aos 3 anos de idade após um acidente que causou infecção nos dois olhos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) enfatiza a importância do sistema para o acesso das pessoas com deficiência visual aos direitos humanos. Durante a pandemia de covid-19, por exemplo, pessoas cegas poderiam ter enfrentado risco ainda maior de contaminação se não fossem as orientações impressas em Braille.

A ONU ainda deseja ampliar a conscientização do Braille como meio de comunicação para a plena realização dos direitos humanos de pessoas com deficiência visual.

Ela destaca que o Braille é essencial para a educação, a liberdade de expressão e a inclusão social, direitos que estão na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo apresentam algum tipo de deficiência visual. No caso da perda total ou quase total da visão, o sistema Braille garante comunicação através de leitura e escrita de símbolos.

“As pessoas com deficiência visual têm maior probabilidade do que as que não têm de sofrer taxas mais elevadas de pobreza e desvantagem. Não satisfazer as suas necessidades ou não cumprir os seus direitos tem consequências de amplo alcance: a perda de visão representa, muitas vezes, uma vida inteira de desigualdade, problemas de saúde e barreiras à educação e ao emprego”, alerta a ONU.

O Braille possibilita escrita e leitura por meio de símbolos alfabéticos e numéricos formados pela combinação de um a seis pontos em relevo. A leitura, através do toque com os dedos, se faz da esquerda para a direita.

No Brasil, o sistema foi introduzido por José Álvares de Azevedo, idealizador da primeira escola para o ensino de pessoas cegas no país, o Imperial Instituto de Meninos Cegos, atual Benjamin Constant. O Dia Nacional do Braille é celebrado em 8 de abril no Brasil.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: