header top bar

section content

VÍDEO: Com mãe cajazeirense, filho do Coronel Chaves relembra morte do pai e planeja ser prefeito da Capital

No cenário paradisíaco da Praia de Cabo Branco, em João Pessoa, o Interview Personalidades, da TV Diário do Sertão, recebeu o vereador Ícaro Chaves, o parlamentar mais jovem da capital paraibana

Por Luis Fernando Mifô

26/12/2025 às 12h31 • atualizado em 26/12/2025 às 12h34

No cenário paradisíaco da Praia de Cabo Branco, em João Pessoa, o especial de final de ano do programa Interview Personalidades, da TV Diário do Sertão, recebeu o vereador Ícaro Chaves, o parlamentar mais jovem da capital paraibana. Nesse papo emocionante com Caliel Conrado, Ícaro revisitou memórias, falou sobre a morte do seu pai, celebrou o legado familiar e traçou metas audaciosas para sua carreira pública.

Ícaro é filho de Dona Tereza, que é cajazeirense, e do coronel Fernando Antônio Soares Chaves, conhecido como Coronel Chaves, que faleceu em agosto de 2014, aos 49 anos de idade, em um acidente de carro na BR-230, próximo à cidade de Patos, no Sertão paraibano. Na época, Coronel chaves ocupava o cargo de chefe da Casa Militar do Estado da Paraíba.

Ícaro, que tinha apenas 16 anos, descreveu como a união familiar e a fé foram os pilares para superar o luto. Para ele, o pai não é apenas uma lembrança, mas um guia espiritual. “Naquele primeiro instante eu nem acreditava realmente. Foi um momento de muita reflexão… a gente conseguiu passar por esse momento difícil pela união que minha mãe, eu e meu irmão tivemos.”

Ícaro Chaves na Praia de Cabo Branco, em João Pessoa (Foto: TV Diário do Sertão)

Entrada na política e conselhos ao pai

“Sinto a presença dele em cada decisão”, afirmou o vereador, relatando que ainda busca conselhos em momentos de reflexão no cemitério Parque das Acácias. “Muitas vezes eu queria saber o conselho dele. Queria saber se eu devia ser candidato, se não… Eu sinto permanentemente [a presença dele], inclusive em várias decisões que eu tomo na minha vida.”

A entrada de Ícaro na política, segundo ele, foi uma espécie de “convocação” feita pelos amigos e admiradores do trabalho de seu pai. “Minha candidatura foi uma resposta clara dele… Os amigos do meu pai chegaram e disseram: ‘Ícaro, o que é que você precisa para ser candidato? Eu consigo lhe ajudar’. Foi quando começou a surgir esse negócio.”

Nomes como Cida Ramos e diversos aliados de Cajazeiras foram fundamentais para impulsionar sua primeira campanha. O vereador destacou que muitos eleitores votam nele como uma forma de homenagear o Coronel Chaves, um peso que ele carrega com responsabilidade e orgulho.

O jovem Íraco ao lado do pei, Coronel Chaves (Foto: Arquivo Pessoal)

Quer ser prefeito de João Pessoa

Projetando o futuro, o arquiteto e urbanista por formação não escondeu o desejo de alçar voos maiores. Com o olhar técnico voltado para a mobilidade e gestão pública, Ícaro Chaves revelou que seu maior sonho político é comandar a Prefeitura de João Pessoa.

“Acho que nosso maior sonho realmente é ser prefeito da cidade de João Pessoa, da capital da Paraíba. [Quero ser] um político que olhe para a cidade, que olhe para o cidadão”, enfatizou o jovem, completando: “Quero ser o político que entende a cidade como um ecossistema vivo”.

Encerrando o especial, Ícaro reafirmou suas raízes sertanejas, enviando uma mensagem de gratidão ao povo de Cajazeiras e região, reforçando que, embora atue na capital, o “sangue do Sertão” é o que move sua disposição para o trabalho e sua coragem política.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: