header top bar

section content

EXCLUSIVO: Dr. Jarques revela ameaças de morte, desejo de desistir, corrupção de adversários e muito mais

Revelações impactantes e momentos de emoção marcaram o Interview Personalidades com o médico e ex-prefeito de São Bento, Dr. Jarques Lúcio, que está em pré-campanha eleitoral para conquistar uma cadeira de deputado estadual na Paraíba

Por Luis Fernando Mifô

22/12/2025 às 13h10 • atualizado em 22/12/2025 às 13h24

Revelações impactantes e momentos de emoção marcaram o Interview Personalidades com o médico e ex-prefeito de São Bento, Dr. Jarques Lúcio, na residência dele em João Pessoa. Filiado ao PSB, Dr. Jarques está em plena pré-campanha eleitoral para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Mesmo com a agenda cheia de viagens pelo estado, ele deu uma pausa na correria para receber a equipe da TV Diário do Sertão.

Urologista renomado, esse sertanejo apaixonado pela medicina relutou para aceitar o desafio de ser candidato a prefeito da sua cidade em 2018 e até pensou em exercer apenas um mandato. No entanto, segundo ele, os planos de Deus eram outros. Dr. Jarques topou os riscos de enfrentar as oligarquias da política local e as possíveis consequências.

“A política deve ser baseada exclusivamente num princípio muito simples, que é fazer o bem. Eu tenho no meu coração e sempre faço que o certo é o certo, o errado é o errado. Não tem meio certo, não tem meio errado. Claro que quando você toma decisões dessa maneira, tem muitos da velha política que se levantam, com interesses pessoais ou interesses familiares. Mas quando você tem um propósito do que está fazendo, você se mantém firme, independente do que aconteça”.

E o médico se manteve firme diante das atribulações, consciente de que a política pode colocar em risco até mesmo a sua própria vida e a vidas das pessoas que ele ama quando se contraria interesses escusos. “Mas eu entrei como cidadão por acreditar na política e espero que através da política a gente consiga avançar muito mais”, ressaltou.

A política deve ser baseada exclusivamente num princípio muito simples, que é fazer o bem

Dr. Jarques Lúcio no Interview Personalidades (Foto: TV Diário do Sertão)

Aliciamento de bandidos e ameaças de morte

Nas primeiras revelações impactantes da entrevista, Dr. Jarques relata ter sofrido diversas tentativas de aliciamento para praticar atos ilegais ou antiéticos. Porém, na medida em que recusava todas elas, os ‘bandidos’ se afastavam gradativamente.

“Eu me decepcionei demais com a política. Nos primeiros anos de gestão, além de ter me decepcionado muito, eu sofri demais porque várias pessoas que querem ajudar você a chegar lá, infelizmente não querem que haja a transformação, elas querem usar teu CPF para usar o poder público em favor delas. Eu tive que me deparar com isso e enfrentar isso, e enfrentei”.

Mas o pior momento foi quando passaram a acontecer ameaças de morte. “Que m****a é essa? Onde é que eu me meti”, recorda o prefeito. “Quando você tem essas decepções, você chora – eu chorei copiosamente sozinho – e quando você está no fundo do poço, é você e Deus. Eu fui muito ameaçado em diversas esferas e só me mantive firme por causa da palavra de Deus. Deus não manda seu filho lutar uma guerra que ele não saia vencedor”.

Dr. Jarques confessa que estava determinado a exercer apenas um mandato de prefeito. No entanto, todas as estimativas mudaram drasticamente quando o mundo foi assolado pela pandemia de covid-19. Era um contexto em que um médico não poderia abandonar seu povo.

Ele se candidatou novamente e obteve uma esmagadora vitória nas urnas. “Por eu ter essa postura de realmente fazer as transformações necessárias, muita gente se levantou contra mim. E os tidos como ‘imbatíveis’ nos enfrentaram politicamente, financeiramente, ideologicamente, e a gente venceu de novo, porque eu sabia a quem eu estava obedecendo”.

Eu fui muito ameaçado em diversas esferas e só me mantive firme por causa da palavra de Deus

Dr. Jarques Lúcio no Interview Personalidades (Foto: TV Diário do Sertão)

Política e Medicina: entre São Paulo, Estados Unidos e São Bento

Filho de político, Dr. Jarques subiu em palanques eleitorais pela primeira vez quando ainda era criança. Seu pai, que também era médico e foi pré-candidato a prefeito de São Bento nos anos 1980, faleceu 15 dias antes dele nascer. O jovem Jarques traçou os caminhos da medicina e por muito tempo não vislumbrou ser político com mandato eletivo.

Fez o curso na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi para São Paulo se aperfeiçoar. De lá, partiu para Denver, nos Estados Unidos, em 2011, e ficou tentado a morar de vez na terra do Tio Sam após ele e a esposa receberem propostas para trabalharem em um hospital. Mas ela preferiu retornar para a Paraíba, enquanto ele voltou para a capital paulista. Dr. Jarques admite que não queria morar novamente na Paraíba, mas hoje ele agradece à esposa pela insistência dela.

Apesar do ‘tesão’ pela medicina, a política acabou atravessando novamente seu caminho e hoje as duas ocupações andam juntas. “Eu continuo apaixonado pela urologia, mas a política é uma paixão forte também. Não o cargo. O cargo eu não tenho paixão. O cargo é passageiro, não transforma nada, quem transforma são as pessoas, é a coragem, a determinação”.

Houve saques indevidos da conta do hospital. Foram cinco anos seguidos de roubo

Dr. Jarques Lúcio no Interview Personalidades (Foto: TV Diário do Sertão)

‘Roubo’ de verba do hospital municipal

O ex-prefeito narra o episódio que ele considera o momento mais difícil dos seus dois mandatos: a descoberta dos desvios de verba pública que deveria ser usada para concluir o Hospital Dr. Jarques Lúcio da Silva, que leva o nome do seu pai. Segundo ele, dois ex-prefeitos falsificavam extratos bancários da Prefeitura enquanto desviavam mais de R$ 3 milhões em recursos do Município e do Governo Federal nos anos de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.

“Houve saques indevidos da conta do hospital, que era uma conta fundo a fundo, ou seja, fundo nacional com o fundo municipal, recursos do Governo Federal. Foram cinco anos seguidos de roubo. O nome disso é roubo mesmo, tirada indevida, por dois ex-prefeitos. O prefeito que concluiu em 2012 e o prefeito que concluiu em 2016, que são da mesma família, inclusive”.

Dr. Jarques conta que foi ao banco no dia 2 de janeiro de 2017 e tinha apenas R$ 33,00 (trinta e três reais) na conta. “Eu fiquei tão desconsertado, que eu fui andando para a Secretaria de Saúde. Entrei na sala, tranquei a porta, chorei, disse que ia conseguir, mas não vou, me ajoelhei chorando porque eu não ia conseguir e eu tinha dado minha palavra que ia terminar o hospital. Aquele foi o pior momento”, recorda.

Após vários anos como ‘elefante branco’, finalmente a unidade de saúde foi inaugurada 2022, em parceria com o Governo do Estado, na gestão de Dr. Jarques, fruto de articulações decisivas e planejamento financeiro.

Dona Fátima Almeida, mãe de Dr. Jarques, participou do Interview Personalidades (Reprodução)

Convidados especiais

Esse Interview Personalidades teve as participações especiais do tio de Dr. Jarques, Jhony Lúcio; do atual prefeito Gerfeson Carnaúba e da mãe do médico, Fátima Almeida, que deram testemunhos sobre a relação deles com o homem e o político Dr. Jarques Lúcio.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: