header top bar

section content

VÍDEO: Jovem de 17 anos, da região de Cajazeiras, entra para Medicina na UFPB após rotina intensa de estudo

A conquista de Athos Emanuel é resultado de uma trajetória marcada por disciplina e dedicação, com uma rotina de aproximadamente 12 horas diárias de estudo, aliada ao apoio constante da família

Por Luis Fernando Mifô

29/01/2026 às 19h50 • atualizado em 29/01/2026 às 19h53

Com apenas 17 anos e recém-concluído o ensino médio, o estudante Athos Emanuel dos Santos Dantas, que divide sua vida entre as cidades de São João do Rio do Peixe e Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, foi aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uma das graduações mais concorridas do país, que obteve conceito 4 na avaliação do Enamed.

A conquista é resultado de uma trajetória marcada por disciplina e dedicação, com uma rotina de aproximadamente 12 horas diárias de estudo, aliada ao apoio constante da família.

Athos é filho do policial militar e empresário Aristóteles Dantas Gaudêncio, de São João do Rio do Peixe, e da advogada Elaine dos Santos Dantas, de Cajazeiras, que sempre fizeram da educação um valor central, caminhando ao lado do filho em cada renúncia, incentivo e recomeço.

Ao divulgar o êxito no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o jovem não escapou da tradicional raspagem da sua vasta e descolorida cabeleira, nas mãos dos amigos.

Athos Emanuel comemora aprovação em Medicina com a família (Foto: Divulgação)

Mais do que uma aprovação, a história revela o sentido mais profundo da paternidade e da maternidade: plantar com cuidado, regar com presença e, um dia, ver os filhos criarem asas, voarem alto e alcançarem os próprios sonhos.

Athos Emanuel comemora aprovação em Medicina ao lado da mãe (Foto: Divulgação)

Athos Emanuel comemora aprovação em Medicina ao lado do pai (Foto: Divulgação)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: