header top bar

section content

VÍDEO: Secretário garante Parque Tecnológico para Cajazeiras e curso de IA no IFPB: “Vai acontecer, sim”

TV Diário do Sertão cobriu, com exclusividade, a visita técnica da comitiva liderada por Cláudio Furtado pela rota do Complexo Científico do Sertão, em Aguiar e Carrapateira

Por Luis Fernando Mifô

28/01/2026 às 20h41 • atualizado em 28/01/2026 às 20h48

Uma comitiva composta por membros do BNDES, do Governo do Estado da Paraíba e líderes de diversos segmentos da sociedade, em especial do setor de educação superior, realizou visitas técnicas, nesta quarta-feira (28), por um dos trechos da rota do Complexo Científico do Sertão. As visitas foram lideradas pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Cláudio Furtado, que também participou do programa Olho Vivo, da TV e Rede Diário do Sertão, e detalhou os investimentos no projeto.

A equipe da TV Diário do Sertão cobriu, com exclusividade, a passagem da comitiva pelas cidades de Aguiar, onde está sendo instalado o radiotelescópio BINGO, e Carrapateira, onde as obras da Cidade da Astronomia já estão avançando. O Complexo Científico do Sertão será composto ainda por mais duas cidades: Cajazeiras, que terá o Museu da Arqueologia e o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação; e Sousa, que receberá novos investimentos no Vale dos Dinossauros.

Nas visitas técnicas, o secretário esteve na companhia do médico Dr. Pablo Leitão, diretor técnico do Hospital Regional de Cajazeiras; do professor João Paulo Oliveira, do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM); do professor Daladier Júnior, do IFPB de Cajazeiras; e secretários das prefeituras de Carrapateira e Aguiar.

Visita técnica às obras da Cidade da Astronomia, em Carrapateira (Foto: TV Diário do Sertão)

CAJAZEIRAS TERÁ PARQUE TECNOLÓGICO E CURSO DE IA

No programa Olho Vivo, Cláudio Furtado garantiu que Cajazeiras terá um Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, assim como já existe em João Pessoa. Para dar sustentação a esse projeto existirá uma rede de investimos e apoio que reunirá Governo do Estado, Universidade La Salle, de Barcelona, Município, iniciativa privada e universidades.

“No polo de Cajazeiras, o governo vai usar seu poder de catalizador para que esses entes possam participar da construção aqui. O polo de Cajazeiras vai acontecer, isso já é uma realidade, já foi anunciado. O que a gente está vendo agora são detalhes”, assegurou Furtado. “Esse pacto tem como objeto central o Complexo Científico do Sertão e o Parque Horizontes da Inovação com seus polos”, acrescentou.

Visita técnica às obras da Cidade da Astronomia, em Carrapateira (Foto: TV Diário do Sertão)

Outra novidade que o secretário confirmou é a implantação de um curso de Inteligência Artificial no IFPB de Cajazeiras. “Hoje a gente tem vagas disponibilizadas em João Pessoa, Campina Grande e Patos. Mas aqui, como já tem um desenvolvimento forte na área de Análise de Desenvolvimento de Sistemas no IFPB, a gente não queria colocar um curso que fosse sobrepor, mas, sim, que fosse fortalecer o polo de TI já instalado. E a gente pensou na questão de Inteligência Artificial, que existe hoje uma demanda, tanto do poder público, quanto da sociedade. É importante agora que as nossas intituições de ensino deem a resposta para que isso passe de uma forma rápida”, salientou o gestor.

Visita técnica em Aguiar, onde está sendo montado o radiotelecópio BINGO (Foto: TV Diário do Sertão)

Visita técnica em Aguiar, onde está sendo montado o radiotelecópio BINGO (Foto: TV Diário do Sertão)

Secretário Cláudio Furtado nos estúdios da TV Diário do Sertão em Cajazeiras (Foto: TV Diário do Sertão)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: