VÍDEO: Pisada do Sertão faz história com entrega de certificados e projeto de expansão para novos polos
O trabalho da associação mostra que o Sertão existe, tem talento e potencias. Foram mais de 700 pessoas certificadas em cursos de costura, moda, artesanato, tecnologia, culinária e muito mais
A Pisada do Sertão mais uma vez fez história. Na noite da última quinta-feira (18), a Associação Cultural fundada em 2004, certificou várias pessoas que participaram de cursos profissionalizantes e podem escrever uma história de superação no sertão nordestino.
Somente neste ano foram mais de 700 pessoas certificadas pela Pisada do Sertão. Aquilo que nasceu com um grupo de dança hoje faz a diferença no mundo, pois muda o mundo de cada pessoa em particular.
O trabalho da Pisada do Sertão mostra que o Sertão existe, tem talento e potencias.
LEIA TAMBÉM:
A cerimônia da entrega de certificados dos cursos de qualificação profissional da Associação Cultural Pisada do Sertão aconteceu na Vila do Sertão, em Poço de José de Moura, com atendidos que vão de adolescentes a idosos.
Os cursos foram: Corte de cabelo, escova e hidratação; Moda criativa e Upcycling; Corte e costura; Pilotagem de drone; Artesanato em macramê e Marketing digital.
Foi a culminância também do projeto Comunidades Solares, um projeto para famílias do semiárido no Sertão paraibano com cursos de Agroecologia; Energias renováveis e Tecnologia.
Outro momento marcante foi a certificação dos projetos de cultura digital e Culinária Regional. A Pisada do Sertão também desenvolveu o projeto Multiplica Por Elas com cursos de empreendedorismo e empoderamento feminino.
Sônia Bandeira e Joana D’arc se emocionaram ao receber a ‘Semente do Futuro’ que vai alavancar seus negócios.
“Essa sementinha representa para mim não só o que a gente recebeu hoje, mas também o conhecimento e muitas outras coisas”, disse Sônia.
“Essa semente que foi plantada com certeza dará muitos frutos. Esse não é o primeiro curso que eu faço, eles sempre em acompanham e isso é motivo de muita alegria. Eu tenho certeza que essa semente que foi plantada agora vai dar muitos frutos bons”, ressaltou Joana.
Laíza Anacleto, gestora da área de inclusão produtiva da Pisada, segurou a emoção ao lembrar que um foi atendida pela associação e que hoje faz a diferença na vida dessas famílias.
“É um momento de muita alegria, de muita satisfação. Eu fui atendida pela Pisada do Sertão em 2006 e foi a partir desse momento que essa Pisada do Sertão me deu essa oportunidade de ingressar, que eu consegui construir o meu projeto de vida”, falou.
A Pisada do Sertão segue fazendo a diferença no semiárido valorizando suas raízes e a história. É o que enfatiza Rafaela Lopes, cofundadora da Pisada do Sertão.
“Hoje, aqui no terreiro da Vila do Sertão, estamos apresentando os resultados do trabalho cultural das danças, do teatro, da musica. Porque essas crianças de hoje, que estão passando por todo esse processo formativo, educativo e cultural, logo serão esses adultos protagonistas”, reforçou a cofundadora da associação.
Após as certificações ocorreram várias apresentações artísticas e culturais no terreiro da Vila do Sertão coroando a noite festiva.
A gestora de mobilização de recursos, Tâmara Dantas destacou a alegria de contribuir para o desenvolvimento da cidade e da região através da cultura e educação.
“É uma emoção muito grande, é uma celebração de tudo que nós tivemos a oportunidade de realizar. Não realizar só ações, mas também realizar sonhos”, compartilhou Tâmara.
Atualmente, a Pisada do Sertão mantém polos em Poço de José de Moura, Pocinhos, Poço Dantas e Triunfo, atendendo mais de 1.600 pessoas diretamente entre crianças, jovens e famílias, e projeta expandir sua atuação com novos polos, hubs de inovação e iniciativas de empreendedorismo criativo.
Reconhecida como referência regional, realiza projetos que articulam impacto cultural, social e econômico.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
























Deixe seu comentário