VÍDEO: Associação realiza Mostra de Danças em Umari-CE para unir cultura de estados brasileiros com a Colômbia
Em comemoração aos 25 anos da Associação Maria Bonita, foi realizada a 1ª Amostra Internacional de Danças Populares. O evento, com ampla participação cultural e apoio da Lei Aldir Blanc, incluiu grupos de diversos estados e do exterior.
Nesta quarta-feira (3), Luiz Teixeira e Teresa César participaram do programa “Entre Nós” como representantes da Associação Cultural Maria Bonita, para apresentar a amostra internacional de danças populares, que acontecerá de 4 a 6 de dezembro, na cidade de Umari, no Ceará .
Em comemoração aos 25 anos de história, a Associação Cultural Maria Bonita, realiza a primeira amostra internacional de danças populares, que terá uma vasta programação cultural e contará não só com a participação de grupos de dança de Pernambuco, Rio Grande do Norte e do Ceará, como também de casais de grupos do Rio Grande do Sul e da Colômbia para o intercâmbio cultural.
Nos dias 4 e 5, iram acontecer diversas apresentações em escolas públicas da cidade e da zona rural, além de oficinas de danças populares típicas do Nordeste, do Rio Grande do Sul e da Colômbia. No sábado (6), será o ápice do evento, tendo como palco o Centro de Eventos Mãe Dorete, onde iria ocorrer apresentações do grupo anfitrião, o Grupo Maria Bonita, e da Mestra Ana da Rabeca e as Mulheres da Tradição. O evento irá começar às 19h e é gratuito.
Os grupos Selecionados para a Mostra Internacional de Danças Populares foram:
- Reisado Mirim Santo Expedito, de Juazeiro do Norte/CE
- Raízes Litorâneas Centro de Pesquisa Folclóricas, de Xangri-Lá/RS
- Molekes da Pisada, turma de caboclos de Luiz Gomes/RN
- Forró Matuto, grupo de Xote de Umari/CE
- Cabras de Lampião Grupo de Xaxado, de Serra Talhada/PE
- Sin Fronteras Dança Folclórica Internacional, de Medellín – Colômbia
O evento foi feito com o objetivo de fortalecer o trabalho da Associação Cultural Maria Bonita, proporcionando mais visibilidade às manifestações culturais de Umari e do Ceará através da Política Nacional Aldir Blanc, que é um edital estadual com o apoio do Ministério da Cultura que fornece ajuda financeira para projetos culturais.
O PROGRAMA
O programa “Entre Nós” é resultado de uma produção dos estagiários da ECIT Cristiano Cartaxo e ECIT Nicéa Claudino, participantes do programa estadual “Primeira Chance”, e é transmitido todas as quartas-feiras, às 16h, pela TV Diário do Sertão.
SHOW DIARIO
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário