header top bar

section content

VÍDEO: VI edição do Cine Açude Grande movimenta cenário regional com oficinas e exibições, em Cajazeiras

O cineasta Marcelo Paes de Carvalho destaca o trabalho desenvolvido na base com as crianças da A Casa Cultura Mestra Tânia, no Bairro São José

Por Priscila Tavares

27/10/2025 às 19h27 • atualizado em 27/10/2025 às 19h33

A programação da VI edição do Cine Açude Grande, Festival de Cinema de Cajazeiras, já movimenta o cenário cultural da região. O evento oferece uma ampla agenda de oficinas, palestras, mesas redondas e exibição de filmes, atraindo o público e profissionais do audiovisual.

Nesta segunda-feira (27), o cineasta e produtor cultural Marcelo Paes de Carvalho participou do programa Olho Vivo para detalhar as atividades. Ele destacou a oficina “Cinema, Primeiros Passos”, ministrada por ele para crianças da Casa Comunitária Mestra Tânia, localizada no bairro São José, em Cajazeiras.

“É muito gratificante ver essas crianças sendo ‘picadas’ pelo mosquitinho do audiovisual tão cedo e tendo a oportunidade de vivenciar isso”, afirmou Marcelo, ressaltando o impacto da formação inicial.

O Cine Açude Grande, realizado anualmente, conta com a parceria de diversas instituições e coletivos culturais que fortalecem sua programação. Entre os colaboradores estão a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), a Prefeitura Municipal de Cajazeiras, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) e o Banco do Nordeste Cultural (antigo CCBNB) de Sousa. A Casa Cultural Tânia Pereira das Neves também é parceira, desenvolvendo um trabalho social com crianças do bairro São José e sediando mostras infantis e oficinas.

VI edição do Cine Açude Grande movimenta cenário regional com oficinas e exibições, em Cajazeiras (Foto: Divulgação/ Carrazeira das Candinhas)

Marcelo Paes de Carvalho enfatizou ainda o papel do festival na formação e capacitação de artistas e produtores locais para a produção de novas obras audiovisuais.

“O festival de cinema é um lugar para encontros, para pensar em novos projetos, é um lugar para pensar em formação. Para termos pessoas atrás das câmeras, precisamos formar essas pessoas. E o Cine Açude Grande sempre teve esse foco”, destacou o produtor.

O festival é uma realização da Estrela Miúda Filmes e da Incartaz, com apoio do Edital Vladimir Carvalho de Fomento a Mostras e Festivais de Cinema da Paraíba – 3ª Edição, da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba. O objetivo central é fortalecer o circuito de cinema no interior do estado, incentivando a formação técnica, a circulação de obras e a ocupação dos espaços públicos com arte e cultura.

Acompanhe o festival no @cineacudegrande.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: