Correio Debate da Correio FM comemora sete anos de sucesso
Neste domingo (15) completa sete anos do programa Correio Debate, da rádio 98FM (Rede Correio Sat) sob o comando de Gutemberg Cardoso, Rui Dantas e Josival Pereira. “Tivemos que discutir e achar uma fórmula eficiente para substituir o insubstituível, que foi Luiz Otávio Amorim”, declara Rui para dar o tamanho exato do desafio a que […]
Neste domingo (15) completa sete anos do programa Correio Debate, da rádio 98FM (Rede Correio Sat) sob o comando de Gutemberg Cardoso, Rui Dantas e Josival Pereira. “Tivemos que discutir e achar uma fórmula eficiente para substituir o insubstituível, que foi Luiz Otávio Amorim”, declara Rui para dar o tamanho exato do desafio a que o Trio do Sertão se lançou.
Na avaliação de Rui, que falou ao Portal Correio em nome dos outros dois parceiros, a alquimia deu certo: “Quando fomos convidados pelo Sistema Correio, tínhamos consciência do tamanho do desafio. Topamos e deu certo. Basta que se observe os recordes de audiência, o grau de participação direta de todos os segmentos da sociedade no programa – seja por telefone, e-mail – e os fatos que noticiamos e até geramos, o que denota uma credibilidade ainda não alcançada por qualquer outro concorrente nesses sete anos”.
Mais que audiência e credibilidade, anota Rui Dantas, o Correio Debate também superar todos os concorrentes em grau de abrangência: através de 16 emissoras do Sistema Correio, além de sistemas de som espalhados por vários bairros das principais cidades da Paraíba, o programa alcança toda a Paraíba, além de parte dos estados vizinhos, especialmente Rio Grande do Norte e Ceará, “E espalha pelo mundo pela rede mundial de computadores, a Internet”, completa. A última pesquisa de Ibope verificou: o Correio Debate se mantém na faixa dos 57,9%, mais que o dobro do segundo lugar.
Para explicar porque a receita que adotaram deu certo, Rui Dantas observa que um fator preponderante para o equilíbrio do programa é a definição nítida do papel de cada um ao longo das três horas de audiência fechada, “para o que buscamos identificar o que cada um de nós tinha de melhor para oferecer ao público”: A Gutemberg Cardoso, diretor-geral do Sistema de Rádio, coube papel de ser o ‘o homem da notícia’, aquele avalia fatos e canta pautas; o próprio Rui é o comunicador, o âncora; e Josival Pereira o comentarista, que esmiúça a notícia, o fato e traz alguma luz a mais ao ouvinte”. Todos, porém, são apresentadores.
Segredo do Sucesso
Some-se a essa receita o reforço de uma excelente equipe de produção, que envolve editores, pauteiros e repórteres, todos sob o comando de uma das melhores profissionais do ramo na Paraíba: Verônica Guerra. “Que pelo temperamento está mais pra sertaneja do que pra litorânea”, brinca Rui, para acrescentar que, “sem eles (todos da produção) o programa não seria o mesmo”.
Com três horas de duração (do meio dia às 15 horas, de segunda a sexta-feira) o Correio Debate, constata Rui Dantas, além de prestar um grande serviço de informação à sociedade, abastece de notícias vários outros veículos de comunicação da Paraíba e de outros estados.
O Correio Debate sob o comando e inspiração do Trio do Sertão começou com novo formato no dia 15 de março de 2002. A propósito, o programa tem um vínculo com o terceiro mês do ano: a sua criação, no dia 10 de março de 1980; a morte do seu criador, Luiz Otávio, em 12 de março de 2001, e a nova e atual versão do programa, que começou em 15 de março de 2002. No dia 15 de março de 2010 o programa comleta 30 anos.
Do Portal Corrreio
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário