VÍDEO: Artesã de Cajazeiras destaca valor da tradição e memória afetiva no Sabadão com Cora Pinto
Carla Heloisa é filha da mestra Dona Lourdes Louceira, que se dedica à produção de louças há mais de 50 anos na cidade, e perpetua a tradição familiar na região
O programa Sabadão com Cora Pinto deste sábado (31) abriu espaço para o resgate da tradição e das artes manuais ao receber a artesã cajazeirense Carla Heloísa. Conhecida por suas produções em barro, Carla compartilhou os detalhes de uma trajetória que se confunde com a história de sua própria família, mantendo viva uma herança cultural que atravessa gerações no Sertão paraibano.
A jornada de Carla no artesanato começou ainda na infância, motivada pelo exemplo dentro de casa. Ela é filha da mestra Dona Lourdes Loiceira, uma artesã consagrada do bairro São José, em Cajazeiras, que se dedica à produção de louças há mais de 50 anos. Ao observar o ofício da mãe, Carla não apenas se inspirou, mas decidiu seguir os mesmos passos, integrando-se ao processo produtivo e ajudando a perpetuar a técnica ancestral de moldar o barro.
Para a artesã, que também divide seu tempo com a atuação na área da educação como pedagoga, o valor das peças produzidas vai muito além do aspecto comercial. Durante a entrevista, ela enfatizou que o barro funciona como um elo entre o presente e o passado, despertando sentimentos profundos em quem adquire o artesanato.
“Outra coisa que eu acho lindo com o barro é o seguinte, quem chega para comprar traz uma memória afetiva, ‘Ah, na casa da minha avó tem uma peça de barro’, ‘Ah, eu já vivi isso em tal região lá, que tinha pote e eu já bebi água do pote'”, explicou.
Carla destacou que esse reconhecimento gera uma conexão imediata entre a artesã e o público, transformando o ato da venda em um momento de troca humana e cultural.
“Então todo mundo que chega tem uma memória afetiva relacionada ao barro. Do seu passado, de seus avós, de seus pais, isso gera já uma conversa. Mãe não costuma só vender a peça, ela costuma acolher histórias e contar as delas também”, ressaltou.
O PROGRAMA:
O Sabadão com Cora Pinto, que tem a apresentação extrovertida de Cora Pinto, segue firme como líder nos dias de sábado, sempre ao vivo a partir das 11h, diretamente dos estúdios da TV Diário do Sertão em Cajazeiras. O programa continua sendo sucesso de audiência e interação, levando música, alegria, quadros especiais e entretenimento para o público de toda a região.
Veja a edição deste sábado (31) na íntegra:
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário