VÍDEO: No “Método Científico”, gerente da CAOA Ford na PB destaca importância da marca na história mundial
O entrevistado trouxe uma visão geral da empresa e explicou tópicos importantes envolvendo a FORD com a história do século XX, o desenvolvimento da economia no mundo e até a Segunda Guerra Mundial
Em mais uma edição do programa “Método Científico”, na TV Diário do Sertão, que é apresentado em formato de podcast pelo médico anestesista, Dr. Saulo Viana, o gerente comercial da CAOA Ford na Paraíba, Neto Lelis, trouxe uma visão geral da empresa e sua correlação com marcos históricos do século XX.
O profissional ressalta que a produção de um carro envolve vários projetos científicos desde o dimensionamento de seu peso e potência, até o desenho do diâmetro das rodas, passando por todo o desenvolvimento da parte de segurança. “Em específico, a marca Ford nos chama a atenção por ter sido a primeira marca de veículos automotores da história a conseguir produzir em larga escala”, pontua.
“Tal feito acabou por proporcionar a segunda revolução industrial a princípio em seu país sede, os Estados Unidos, e depois nos países, inclusive, no nosso Brasil, trazendo a mudança no modo de transporte das pessoas que antes era feito por carruagens e animais, e dali em diante por automóveis. Como consequência, veio o surgimento das estradas, as distâncias se encurtaram e a economia se desenvolveu”, destacou o entrevistado.
LEIA TAMBÉM:
“Também houve como consequências boas o fato do desenvolvimento da qualidade, inclusive das marcas concorrentes com a Ford, através do seu alto nível de desenvolvimento tecnológico, obrigando os concorrentes a também se desenvolverem trazendo veículos cada vez mais seguros e confortáveis!”, acrescentou.
HISTÓRIA
O grupo CAOA foi criado na década de 1970 na cidade de Campina Grande PB, vindo posteriormente a se tornar o maior distribuidor da marca Ford no Brasil, e hoje assumindo a operação de vendas e assistência técnica em todo o estado da Paraíba com sede em João Pessoa.
ESTRATÉGIA DE MERCADO
“A marca FORD, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não saiu do Brasil e não deixou de vender seus produtos em nosso país!”, afirmou Neto Lelis ao explicar que houve uma mudança de estratégia na operação da marca, passando a ser exclusivamente uma importadora com seus carros, sendo fabricados em outros países, mas trazidos para o Brasil e revendidos. Ele disse que na América do Sul a produção se concentra na Argentina e no Uruguai!
PAPEL DA FORD NA 2ª GUERRA MUNDIAL
Fatos curiosos e bem interessantes foram lembrados durante o ‘Método Científico’, como por exemplo, o papel que a Ford exerceu durante a Segunda Guerra Mundial, auxiliando os Estados Unidos e os aliados a vencerem a agressão nazista que hora ameaçava a humanidade. A empresa foi peça fundamental ao produzir tanques, armas, motores e até aviões de guerra durante os anos mais intensos do segundo conflito mundial.
A FORD E O AUTOMOBILISMO NO SÉCULO XX
“Outra área de alto desempenho e desenvolvimento tecnológico é o automobilismo, onde nós lembramos a famosa historia de quando a Ford tentou comprar a Ferrari na década de 1960. Essa história inclusive rendeu um filme de muito sucesso nos cinemas com título FORD X FERRARI, e dela surgiu o ícone da Ford no automobilismo, o Ford GT. Além da vitória quase impossível sobre a Ferrari no circuito europeu de Le Mans na França, numa prova de 24 horas. A época era a corrida mais disputada e difícil do automobilismo mundial, talvez ainda hoje seja!”, destacou o profissional.
Por fim, Neto Lelis fala da linha atual da FORD no Brasil e ressalta que a CAOA FORD está a disposição de todos os paraibanos em qualquer lugar do estado, com locais físicos já em João Pessoa e Campina Grande, com vendas e assistência técnica, se colocando à disposição para toda a população paraibana!
O programa “Método Científico” é apresentado toda quinta-feira a partir das 16h na TV e Rede Diário do Sertão.
O APRESENTADOR
Saulo Viana é colunista do Diário Saúde, onde fala de assuntos relacionados ao tema. O médico tem 44 anos, é natural da cidade de Sousa, no Sertão paraibano, médico pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) com residência em Anestesiologia pelo Hospital de Base do Distrito Federal.
Atualmente ele trabalha no Hospital Universitário Lauro Wanderley, da UFPB; no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, também em João Pessoa, e na rede privada.
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário