header top bar

section content

Com apoio do Sebrae, Soledade promove Festival de Queijos, valorizando a gastronomia e cultura da cidade

Evento tem início nesta quinta-feira (16). Programação é gratuita e segue até o próximo sábado (18)

Por Portal Diário com Assessoria de Imprensa SEBRAE PB

15/09/2021 às 17h43 • atualizado em 15/09/2021 às 17h46

Foto aérea de Soledade. (Imagem: redes sociais da prefeitura municipal).

Comemorando os 136 anos de sua emancipação política neste mês de setembro, o município de Soledade, localizado no Cariri paraibano, promove, a partir desta quinta-feira (16), as atividades do 1º Festival de Queijos. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, tem programação gratuita e conta com o apoio do Sebrae Paraíba e de diversas instituições.

De acordo com a organização, o objetivo do evento é apresentar o potencial do município, que já é tradicionalmente conhecido por ser um ponto de parada para viajantes, mas que também possui um grande potencial gastronômico e cultural a ser melhor explorado e conhecido pelo público. Entre os destaques da programação do Festival, estão a feirinha gastronômica e de artesanato, o desfile do rei e da rainha do queijo, além de duas competições temáticas: a de quem come mais queijo e a de quem produz a maior peça de queijo da cidade.

VEJA TAMBÉM

Empresa de Campina Grande ajusta processos e melhora desempenho através de programa do Sebrae

Arte: Assessoria/Sebrae-PB.

Durante os três dias de programação, que se estenderá até o próximo sábado (18), também serão realizadas diversas apresentações culturais. Ao todo, segundo os organizadores, serão mais de 30 balcões para a exposição e venda de queijos, pratos temáticos produzidos com derivados de leite e peças de artesanato, em uma estrutura montada na praça central da cidade. Além desses balcões, os bares e restaurantes da cidade, especialmente os que ficam localizados no entorno da BR-230, também participarão do festival com a criação de pratos elaborados com os diversos tipos de queijo e derivados de leite produzidos na cidade.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Fabíola Vieira, além de proporcionar visibilidade para a cidade, o evento também vai aquecer a economia de Soledade, beneficiando os pequenos negócios. “Regionalmente conhecida pela qualidade do queijo e das comidas que utilizam esse ingrediente, Soledade deseja, com o Festival, aproveitar essas características originais da cidade para apresentar outras potencialidades do município e agregar valor para essa produção. Dessa forma, é possível gerar mais renda, inovando e entretendo com novas receitas, roteiros turísticos e impactando a economia local, gerando lucros e crescimento para outros setores”, explicou a analista.

Além de apoiar a realização do evento, o Sebrae Paraíba também promoveu, na semana que antecede o Festival, uma capacitação para 17 produtores de queijo da região, de modo que eles pudessem aperfeiçoar os processos de fabricação dos produtos. Durante o curso, realizado na Estação Experimental da Pendência, sede da Empaer, os produtores foram orientados sobre a forma correta de embalagem dos produtos, praticaram algumas das receitas mais tradicionais de Soledade, incluindo o queijo trufado com doce de leite, e também adquiriram novos conhecimentos sobre vendas pelas redes sociais e relações profissionais.

Participe – A programação do 1º Festival de Queijos de Soledade será realizada, todos os dias, das 16h às 19h, na praça central do município. As atividades são gratuitas e todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos pela organização do evento.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: