header top bar

section content

Município do Sertão da PB realiza audiência pública para discutir aumento de recursos do SUS. Veja!

A reunião foi bastante prestigiada e contou com a presença de secretário de saúde de várias cidades, além da presença do promotor Valberto Cosme.

Por

21/09/2011 às 17h20

A prefeitura de Bonito de Santa Fé, através da Secretaria de Saúde, promoveu nessa terça-feira (20), uma audiência pública na Câmara Municipal para debater a “Primavera da Saúde”, que conta com o apoio do movimento nacional em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e defende o aumento de recursos para a garantia da qualidade dos serviços de saúde pública no Brasil.

O evento foi prestigiado pelo promotor de justiça, Valberto Cosme de Lira, pelas psicólogas Liana Lima e Emanuely Paulino, além da secretária de saúde do município, Lucilene Barbosa e funcionários da Secretaria de Saúde, representantes de associações comunitárias, vereadores, secretários municipais de saúde de Monte Horebe e Cachoeira dos Índios, a representante da 9ª Gerência Regional de Saúde e a secretária de articulação política de Bonito de Santa Fé, Oona Cajú, que representou a prefeita Alderi Caju.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, o evento contou com a apresentação de painéis e realização de debates acerca da história de formação do SUS e das garantias que ele oferece ao povo brasileiro.

“A audiência esteve focada especialmente na votação do projeto de lei que regulamentará os recursos garantidos exclusivamente para a saúde pública no Brasil que ocorrerá nesta quarta-feira (21), iniciando sua tramitação pela Câmara dos Deputados” informou Jarlúcio Emiliano, da assessoria de imprensa.

Esclarecimentos
Na reunião foi esclarecido que os estados e municípios têm obrigações mínimas de investimentos na saúde. Só a União não tem um compromisso fixado de investimento no SUS e essa conta acaba sobrando para os outros, especialmente os municípios, que aos invés de 15, acabam investindo 20, 25 e até 30% de suas receitas na saúde.

Os palestrantes informaram ainda, que o aumento do recurso para a saúde não é para beneficiar os gestores nem os governos, mas será um grande benefício para o povo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: