VÍDEO: Professora cajazeirense participa de debate sobre Educação Especial em universidade do Chile
A docente leciona na Universidade Federal do Acre (UFAC) e é destaque na referida área educacional. Com exclusividade, a professora conversou com o Diário do Sertão e falou da experiência vivida no Chile
A professora cajazeirense, Glorismar Gomes da Silva, que leciona na Universidade Federal do Acre (UFAC), foi convidada para participar de uma conversa, o que os chilenos chamam de ‘conversarsón’, sobre os ‘Desafios e perspectivas da Educação Especial e Inclusiva no Brasil’, para estudantes do recém criado curso de Pedagogia em Educação Diferencial da Universidad de La Frontera, em Temuco, no Chile.
O convite à cajazeirense foi feito pelo chefe do departamento de Educação da referida Universidade do país chileno.
Com exclusividade, Glorismar conversou com o Diário do Sertão e falou da experiência. Ela relatou que tratou com professores sobre dados estatísticos de estudantes com deficiência, matriculados no ensino superior e do atendimento e suporte educacional ofertado pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da UFAC.
LEIA TAMBÉM:
“Foram conversas em que se trocou experiências sobre a realidade do atendimento educacional ofertado a crianças e jovens com deficiência no Brasil e Chile”, destacou a docente.
A professora explicou que o curso de Pedagogia em Educação Diferencial no Chile equivale à Educação Especial no Brasil.
“A gente pôde conversar e trocar informações sobre um pouco da história e do funcionamento e de como é organizado o atendimento educacional especializado ou específico para crianças e jovens com deficiência. Foi uma conversa basicamente sobre a questão do atendimento educacional ofertado a crianças e jovens com deficiência no Brasil e no Chile”, enfatizou.
A professora Glorismar Gomes da Silva saiu de Cajazeiras em 1981, morou em Campina Grande onde fez o ensino médio, depois fez vestibular para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa.
A cajazeirense tem Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – 2002, e tem doutorado em Educação Especial (2018) na Universidade Federal de São Carlos (UFScar), em São Carlos-SP.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário