header top bar

section content

VÍDEO: Médico explica por que hoje em dia é mais difícil distinguir se a pessoa tem covid ou virose

Alexandre Araruna detalhou alguns sintomas das sublinhagens mais recentes da variante ômicron do coronavírus e explicou porque está havendo novamente um aumento nos casos da doença

Por Jocivan Pinheiro

25/11/2022 às 19h05 • atualizado em 25/11/2022 às 19h09

No programa Olho Vivo, o médico pneumologista Alexandre Araruna detalhou alguns sintomas das sublinhagens mais recentes da variante ômicron do coronavírus (covid-19) e explicou porque ocorre novamente um aumento nos casos da doença.

“Essa mudança de roupagem do vírus que a gente estava acostumado faz novamente expor as pessoas como se elas nunca tivessem. Ou seja, como a defesa não reconhece que já teve contato previamente, ela não sabe combater; o anticorpo não sabe reconhecer e não sabe combater, e aí você vê novamente esses inúmeros casos, que não são do dia para a noite. Na verdade, a gente está documentando com mais intensidade através da mídia há umas duas ou três semanas, mas de forma sorrateira eles já vinham acontecendo”, diz o médico.

Araruna afirma que, graças à eficiência das vacinas, hoje em dia é mais difícil distinguir o que é covid-19 e o que é apenas uma virose, afinal os sintomas geralmente são brandos e semelhantes.

“Com essa nova cepa do ômicron, a gente também está tendo sintomas mais leves do covid: um nariz que escorre, uma garganta que dói, uma febre, um mal-estar, isso de forma generalizada na maioria da vezes. Eu estou falando para pessoas que estão vacinadas, para pessoas que talvez até já tiveram covid. Então, essa nova roupagem da ômicron se assemelha bastante”.

No entanto, apesar dos sintomas leves, o médico aconselha as pessoas a utilizarem máscara para não provocar contágio em massa. “Uma vez sendo portador, ainda que os sintomas sejam pobres, ele pode disceminar isso para 50, 60 pessoas e talvez na casa daquelas pessoas tenha uma senhorazinha tão delicada, com doenças importantes, que seja suficiente para levar aquela senhora para o hospital e complicar”, alerta o médico.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: