header top bar

section content

VÍDEO: Brasileira que pode ser a mulher mais velha do mundo comemora 124 anos de vida

Embora não consiga se comunicar com palavras, a idosa interage com gestos e se diverte com as visitas

Por Luis Fernando Mifô

07/07/2024 às 15h47 • atualizado em 07/07/2024 às 15h57

Uma idosa que pode ser a mulher mais velha do mundo comemorou aniversário de 124 anos na cidade de Tibagi, no Paraná, ao lado de outros idosos que residem com ela no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do distrito de Caetano Mendes. Amantina dos Santos Duvirgem, mais conhecida como Dona Júlia, nasceu em 22 de junho de 1900, mas a festa de aniversário foi celebrada no dia 28 de junho.

O cantor Gabriel Pasa e sua filha Eduarda postaram nas suas redes sociais vídeos ao lado de Dona Júlia celebrando com descontração o aniversário de 124 anos. Embora não consiga mais se comunicar com palavras, a idosa interage com gestos e se diverte com as visitas, inclusive soprando as velinhas.

A idade de Dona Júlia foi atestada por meio de declarações de quatro testemunhas com mais de 70 anos que conheciam a idosa há pelo menos 20 anos. No entanto, ainda falta o reconhecimento dos canais oficiais de recorde, como o Guiness Book, por exemplo, o mais famoso deles. Dois dos maiores tabloides do Reino Unido, o The Sun e o Daily Mail, já repercutiram a história da brasileira.

Dona Júlia pode ser a mulher mais velha do mundo (Foto: João Pedro Agostinho/Prefeitura de Tibagi)

Dona Júlia pode ser a mulher mais velha do mundo (Foto: João Pedro Agostinho/Prefeitura de Tibagi)

Segundo uma matéria do Portal Cultura Sul, Dona Júlia já viveu em situação de rua e foi adotada, aos 100 anos de idade, por uma mulher. Hoje, acolhida no SCFV, ela recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC), programa do Governo Federal no valor de um salário mínimo por mês, além dos cuidados do próprio abrigo.

De acordo com o Guinness World Records, a maior idade que qualquer ser humano já atingiu foi 122 anos e 164 dias da francesa Jeanne Louise Calment, que morreu em 1997.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: