header top bar

section content

VÍDEO: Assessor de investimentos relembra os principais fatos que marcaram a economia em 2023

Elan Nascimento detalhou os o que aconteceu no cenário nacional e internacional e também fez projeções para o ano de 2024

Por Priscila Tavares

29/12/2023 às 18h02 • atualizado em 13/01/2024 às 10h37

No último quadro de economia do ano, o assessor de investimentos Elan Nascimento relembrou os principais fatos que marcaram a economia do Brasil e do mundo em 2023.

“O ano de 2023 foi cheio de desafios, foi um ano com incógnitas para a economia local devido a entrada de um novo governo e também para a economia global, que teve como principais pontos outras guerras que se eclodiram e também o vai e vem, a montanha russa da economia americana, que é uma das molas propulsoras da economia global”, disse.

Em sua retrospectiva, Elan começou falando sobre o Brasil, detalhando como funcionou a taxa de juros nesse ano e da “queda de braço” entre o Governo Federal e o presidente do Banco Central.

“Um dado muito bom, que ocorreu em 2023, muito positivo, foi a diminuição do desemprego. A inflação menor e essa melhora da economia levou a uma queda na taxa de desemprego, nós saímos de 8,4%, de taxa de desemprego, para 7,6% no trimestre que se encerrou em outubro”, ressaltou o assessor.

Elan também fez uma projeção do que irá acontecer na economia do país para o ano de 2024 e trouxe aspectos no âmbito internacional.

“Nós tivemos um morde e assopra da economia americana, não podemos falar de economia global sem citar a maior economia do mundo, que é os Estados Unidos. Os Estados Unido iniciou o ano de 2023 com uma inflação muito alta e por conta disso o FED, que é o Banco Central Americano, teve que aumentar a sua taxa de juros. E nesse ano de 2023, os Estados Unido teve uma das maiores taxas de juros da história do seu país”, pontuou.

Elan Nascimento também falou dos desafios enfrentados pela China e detalhou os efeitos das guerras no cenário econômico internacional.

Mais detalhes sobre esse assunto também estão na coluna escrita de Elan Nascimento no portal Diário do Sertão. Clique aqui e leia o texto.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: