header top bar

section content

VÍDEO: Sai Baba, o santo indiano que criou escolas e hospitais que atendem milhares de pessoas gratuitamente

Inez Cabral, associada da Organização Internacional Sri Sathya Sai Baba do Brasil, falou que ele era um ser de puro amor e sabedoria que inspirou milhões de pessoas ao redor do mundo

Por Priscila Tavares

25/12/2023 às 15h58 • atualizado em 25/12/2023 às 19h29

Em entrevista ao programa Diário News, a associada da Organização Internacional Sri Sathya Sai Baba do Brasil, Inez Cabral explicou quem foi Sathya Sai, o santo indiano que criou escolas e hospitais que atendem milhares de pessoas gratuitamente e deixou um legado sobre valores humanos.

Ela contou que Sathya Sai Baba nasceu em um vilarejo com cerca de 100 habitantes, no Sul da Índia, e que era um ser de puro amor e sabedoria que inspirou milhões de pessoas ao redor do mundo.

“Desde criança ele realizava esses milagres de materializar objetos, inclusive para os colegas; lápis, borracha, frutas e assim por diante. Mas sempre chamou atenção a todos da aldeia e todos que chegavam perto dele eram, justamente, o grande amor dele pelos seres humanos e principalmente aqueles em necessidade”, disse.

“A vida dele todinha foi realmente dedicada ao serviço a humanidade. A grande máxima dele, que está estampada em todos os hospitais, em todas escolas, universidades era aquele, ‘ame a todos, sirva todos’. Ele sempre repetia isso e dava o exemplo”, completou.

Inez Cabral contou que ele deixou uma obra humanitária gigantesca, que só na Índia tem cerca de 100 escolas criadas por ele e que adotaram integralmente o programa de educação e valores humanos.

“São escolas totalmente gratuitas em regime de internato. As crianças, os jovens ficam lá com alojamento, alimentação e a educação, sobre tudo. A universidade também tem um campus lá em Prasanthi Nilayam, que é o nome do Áshram; Áshram é uma palavra do sânscrito que significa comunidade onde vive o mestre; então na Índia tem vários Áshram”, pontuou a coordenadora.

Sathya Sai Baba, o santo indiano que realizou vários milagres. Foto: Divulgação

Ela disse que há também hospitais que atendem a toda população de forma totalmente gratuita e ressaltou que toda obra de Sathya Sai Baba nasceu atendendo a pedidos de sua mãe.

Ele também criou dois hospitais, um Hospital Geral e um Hospital de Super Especialidades, localizados em Whitefield (cidade a 25 km de Bangalore, capital do estado de Karnataka), onde há outro Ashram chamado Brindavan. Todos os hospitais atendem gratuitamente à população.

Sathya Sai Baba é considerado na Índia um Avatar, uma Encarnação Divina em forma humana vivendo entre nós (assim como Jesus e Buda). Fundou escolas, creches, universidades, trouxe água para populações que vivem em áreas de seca na Índia, África e alguns países do terceiro mundo, reanimou pessoas que estavam na beira da morte, materializava relógios, pulseiras, ouro, pedras preciosas, colares, animais e curava doentes, foi estudado pelos cientistas da Índia e por estudiosos do mundo inteiro os quais, procurando alguma falha dele, alguma brecha que pudesse ser evidenciada fraude, não localizaram, todas as tentativas foram falhas.

Sai Baba morreu em 24 de abril de 2011 em Puttaparthi, aos 84 anos de idade.

Sathya Sai Baba, uma Encarnação Divina na forma humana

Sathya Sai Baba sempre dizia:

“Vim para acender a chama do Amor em seus corações, para que ela brilhe dia a dia com mais esplendor.”

“Não vim em benefício de alguma religião em particular.”

“Não vim em nenhuma missão de publicidade para qualquer seita, credo ou causa, nem vim reunir seguidores para nenhuma doutrina.”

“Não tenho planos para atrair discípulos ou devotos ao meu rebanho ou a algum outro rebanho.”

“Vim para falar-lhes desta Fé Unitária Universal, deste Princípio Divino, deste Caminho de Amor, desta Ação de Amor, deste Dever de Amor, desta Obrigação de Amor.”

A missão de Sathya Sai Baba foi descrita por ele mesmo, em uma carta que escreveu a seu irmão, em 1947. Ele disse:

“Eu tenho uma tarefa: nutrir toda a raça humana e assegurar a todos uma vida cheia de bem-aventurança. Eu tenho um voto: conduzir todos os que se desviaram do caminho correto novamente para o bom caminho e salvá-los. Eu estou preso ao trabalho que eu amo: remover os sofrimentos dos pobres e garantir o que lhes falta.”

MAIS INFORMAÇÕES

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: