header top bar

section content

VÍDEO: 7 a cada 10 estudantes brasileiros de 15 anos não aprenderam o mínimo esperado de Matemática

O resultado é do Pisa 2022, um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela OCDE, onde oferece informações sobre o desempenho dos estudantes

Por Priscila Tavares

05/12/2023 às 16h08

Recentemente saiu o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022, onde mostra que sete a cada dez estudantes brasileiros de 15 anos não aprenderam o mínimo esperado de matemática.

O Pisa é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), onde oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países, vinculando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem, e também aos principais fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola.

Os resultados mostraram que esses alunos não conseguem resolver contas simples, nem comparar a distância entre duas rotas, por exemplo, e que também, não sabem fazer equações consideradas simples.

Os dados divulgados são referentes a 2022 e aponta que o percentual de alunos com baixo desempenho em matemática é de 31% nos países da OCDE, considerado o “clube dos ricos”, enquanto no Brasil é de 73%. Em 2018, esse percentual era de 68% entre os brasileiros e 24% na OCDE.

Apenas 1% dos alunos no Brasil obtiveram os melhores níveis de rendimento matemático. Em países como Singapura, que lidera o ranking com os melhores resultados, 41% dos alunos alcançaram esse indicador. O Brasil ocupa a 64º posição do ranking geral da disciplina. Estudantes de Singapura, Macau, Japão e Coreia ocupam as primeiras posições.

Os estudantes brasileiros mais ricos conseguiram 77 pontos a mais do que os alunos pobres na matéria. A desigualdade, entretanto, foi menor em relação à média de 37 nações da OCDE, que fica em 93 pontos. A falta de professores de matemática e dificuldades na formação estão entre as razões apontadas para o baixo desempenho do Brasil.

Além da Matemática, o Pisa mede o desempenho dos estudantes de 15 anos em leitura e ciências. Apesar das habilidades em matemáticas terem recebido um foco maior nessa edição.

Leitura e Ciências

Apesar do Brasil ter um desempenho melhor nas habilidades de leitura e ciências, ainda assim se manteve abaixo da média da OCDE. Por exemplo, 50% dos estudantes brasileiros não conseguem encontrar a ideia principal em um texto e a média geral é de 26%.

Desde a última edição, em 2018, a nota média do Brasil em leitura caiu de 413 pontos para 410. Apesar de uma diminuição ser sempre preocupante, segundo especialistas consultados pelo UOL, outros países tiveram um recuo maior que o do Brasil. Costa Rica, por exemplo, reduziu 11 pontos, e Hong Kong teve uma diminuição de 25 pontos. Esse último, entretanto, se mantém entre os primeiros colocados com 500 pontos na média.

Em ciências, 55% dos alunos no Brasil não sabem o mínimo esperado sobre a disciplina. Esses estudantes não conseguem reconhecer a explicação certa para fenômenos científicos, por exemplo. No ranking geral de leitura, o país ficou em 52º em leitura e em 61º em ciências. Mais de 10 mil alunos brasileiros realizaram a avaliação.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: