header top bar

José Anchieta

section content

O Presente de Deus

14/08/2009 às 17h47

Por Padre Renato

A vida com sua riqueza de detalhes é uma dádiva de Deus.

Cada um de seus aspectos – que, unidos aos demais, formam uma totalidade – nos dão a prova de que devemos vivê-la com a máxima intensidade, sugando-lhe a essência. Claro que a idéia não é minha. “Sugar a essência da vida” é idéia exposta em “Sociedade dos Poetas Mortos”. Mas, bem verdadeira que é, gostaria de sugá-la também e convencer cada um que lê este texto a fazer o mesmo.

Os altos e baixos da vida, comuns a todos os viventes, não nos devem assustar. É assim mesmo. E arrisco: esta é a graça de viver! Já pensou se a vida fosse monótona? Subir e descer, ir e vir, envelhecer e renovar, acertar e errar, rir e chorar, tudo isso faz com que a vida seja ímpar e, diga-se de passagem, só nossa, pois choramos e rimos, erramos e acertamos, renovamos e envelhecemos, vamos e voltamos, descemos e subimos do nosso jeito, do jeito que somos e sabemos fazer.

Esta minha vida, esta sua vida, do jeito que ela é, assim mesmo, é só minha, é só sua. Alegre-se com isto. O que há de ruim nela concorre para o seu engrandecimento. Numa pessoa que enfrenta a vida e as dificuldades cotidianas com otimismo, nada há que venha a destruir-lhe o seu encanto.

O otimista tira das dificuldades o combustível para ir sempre mais adiante; o pessimista enxerga nas dificuldades sempre uma desculpa a mais para parar. Seguir adiante. Nunca parar. Creio que este é o segredo que está por detrás das grandes conquistas, mas também das pequenas.

Fácil assim? Não! Não sou um idealista. Conheço a realidade crua e nua da vida. Também passei e passo por dificuldades diárias e posso dar meu testemunho que, às vezes, não é tão simples levantar pela manhã e encarar o dia com a grandeza dos gigantes.

Porém, tenho o dever de, anexado ao meu testemunho realista, deixar minha experiência comprovada de que o amanhecer se torna mais encorajador, na medida em que o “obrigado, ó Deus, por tudo de bom que aconteceu ontem e por tudo de bom que vai acontecer hoje” se torna uma espécie de mantra, ou pensamento permanente desde os primeiros minutos do dia.

A vida, desta forma, vai se tornando um único ato de gratidão a Deus, tendo em conta que é oferta generosa e gratuita dEle a nós. Se este presente maior já nos foi dado, o que de menos acontecer será tido como elemento tonificador.

Viva a vida em plenitude.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: