header top bar

José Anchieta

section content

O papel dos debates

21/10/2014 às 19h00

O 2º turno da atual campanha política ganha, nesta última semana, contornos de muito acirramento e muita emoção. É a fase mais decisiva do processo, que não permite erros, principalmente onde há registros de disputas apertadas.

Nesse contexto, os debates entre os candidatos no rádio e na TV têm papel preponderante. Diferentemente do 1º turno da eleição, quando as questões eram discutidas por muitos postulantes, o que tornava esses momentos menos atraentes, agora, não, há, claramente, um interesse maior do público expectador, porque acontece o confronto mais direto e polarizado.

Na verdade, os analistas políticos costumam definir esse tipo de evento de palanque eletrônico, que expõe os candidatos aos olhos e ouvidos da opinião pública, dando-lhes a oportunidades de mostrar suas ideias e propostas de gestão. E aí o desempenho de cada um deverá pesar, certamente, na escolha do eleitor, principalmente daquele que ainda não tem uma posição totalmente definida.

Esse cenário acontece nos dois níveis da eleição: o presidencial e o estadual. No caso específico da Paraíba, são aguardados com muita expectativa os debates que deverão acontecer, a partir deste final de semana, entre Cássio e Ricardo. Os dois terão, agora, a oportunidade de ficar cara a cara, em duelos que prometem atrair as atenções de grande parcela da população.

Inegavelmente, vamos assistir muitas discussões pouco produtivas sobre os principais problemas e desafios do Estado, o que é até normal no atual estágio da campanha, mas representam momentos para o eleitor mais interessado avaliar a postura de cada um, conhecer um pouco de suas práticas políticas e de seus propósitos.

Disputa intensa
A campanha em Cajazeiras esquentou muito, neste 2º turno. Pelas informações, os dois principais blocos políticos da cidade decidiram medir forças, promovendo eventos e visitando os eleitores casa a casa. Bairros, distritos e sítios estão recebendo, constantemente, a visita de militantes dos grupos. Essa busca mais intensa pelo voto, segundo se avalia, pode resultar na diminuição do índice de abstenção registrado no 1º turno, que foi superior a 20%. 

Tempo quente
A cidade de Cajazeiras tem registrado, nos últimos dias, uma elevação da temperatura, o que aumenta ainda mais o consumo de água, aumentando a preocupação com relação ao baixo nível do açude Engenheiro Avidos e dos demais reservatórios que abastecem as comunidades. Enquanto isso, não há ainda previsões de chuvas isoladas para os próximos dias, nem sobre o início da quadra invernosa de 2015. Os estudiosos no assunto continuam aguardando possíveis mudanças climáticas para falarem sobre perspectivas de inverno.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: