O foco na mobilidade urbana
As médias e grandes cidades vêm enfrentando, nos últimos anos, graves problemas de mobilidade, porque registram, a cada dia, uma elevação do número de veículos em circulação, o que exige a adoção de medidas inovadoras para melhorar a afluência do tráfego. Faltaram, ao longo dos anos, planejamento e intervenções urbanísticas necessários para acompanhamento do crescimento de muitas cidades.
Em Cajazeiras, esse é um problema que vem se agravando muito, causando certa inquietação na sociedade, que clama por medidas urgentes, visando pelo menos minimizar o atual quadro. Os constantes acidentes, as dificuldades de se transitar, principalmente nas avenidas centrais, nos horários de pico, aliados à desobediência às regras, têm gerado um verdadeiro caos, normalmente, observado nas nossas ruas, e reclamado pela imprensa e outros setores.
Na verdade, esse é um problema que requer tempo e investimentos para ser solucionado, mas a população reclama com razão algumas medidas que podem fazer o tráfego fluir melhor. É preciso, por exemplo, colocar em prática o estacionamento rotativo e disciplinar o horário de descarga no centro comercial, além de uma fiscalização mais intensa com a ampliação do número de agentes.
O que a cidade precisa mesmo para avançar significativamente nessa área é ampliar seus espaços, com a abertura e urbanização de novas avenidas. É inegável a importância da pavimentação da Avenida José Donato Braga e da abertura da Aldo Matos de Sá, cujas obras estão em andamento.
Mas, é preciso avançar mais, abrindo a Rua João de Souza Maciel, ligando o centro de Cajazeiras a BR-230, além de outras intervenções fundamentais para a cidade desafogar o seu trânsito e, consequentemente, melhorar as condições de mobilidade de todos.
Essa é, portanto, uma questão que vem à tona, neste momento de discussão sobre a mobilidade dos nossos centros urbanos. E, nesse sentido, as gestões públicas precisam estar atentas às necessidades geradas pela dinamização urbanística e sintonizadas com as aspirações da população.
Encontro na Paraíba
Os paraibanos aguardam com expectativa os resultados da reunião dos governadores do Nordeste, em João Pessoa, no próximo dia 09. Do encontro, segundo se informa, deverá sair uma pauta comum à região. Espera-se que, entre outros investimentos de interesse da região, seja dado destaque à obra da transposição, que é fundamental para aliviar os problemas da atual crise hídrica.
Comemorando
O tradicional Colégio Comercial Monsenhor Constantino Vieira de Cajazeiras (Escola de ensino fundamental e médio) comemorou seus 63 anos de fundação, promovendo eventos culturais e esportivos, com destaque para o Projeto FAÇARTE. O diretor Fausto Albuquerque destacou a participação do alunado e de todo o corpo docente.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário