O drama da escassez de água
O baixo nível dos reservatórios, aliado ao período mais crítico da seca na região, começa a gerar um quadro dramático para muitas comunidades do Sertão paraibano, que enfrentam sérios problemas de abastecimento. A temperatura vem subindo muito, o que deverá contribuir ainda mais para o rápido consumo e desaparecimento das nossas reservas.
De acordo com dados dos órgãos competentes, a Paraíba é um dos estados mais afetados pelo problema, correndo sérios riscos de sofrer um colapso de abastecimento. Os açudes não têm capacidade para suportar mais um período longo de estiagem, o que poderá levar o Estado a um verdadeiro vexame. Em várias cidades e comunidades rurais, a população já vem sendo atendida por carros pipa.
Em Cajazeiras, a preocupação é com a pouca água do açude Engenheiro Avidos, cujo volume é de 12% de sua capacidade, o que corresponde a aproximadamente 30 milhões de metros cúbicos. E o pior é que esse índice vem sendo questionado por estudiosos no assunto, que alegam um assoreamento existente em torno de 20%.
A verdade é que Cajazeiras e outras cidades sertanejas começam a conviver com essa ameaça, principalmente porque não se tem nenhuma segurança sobre o próximo inverno. As primeiras informações de estudos feitos por institutos de meteorologia não garantem ainda precipitações no final deste ano e em janeiro de 2015.
Essa insegurança sobre a regularidade do período chuvoso tem deixado muita gente inquieta, e exige dos órgãos responsáveis uma política séria de monitoramento da pouca reserva existente. A sociedade precisa manter-se cada vez mais vigilante para cobrar as ações necessárias dos poderes constituídos.
Na reta final
A campanha política na Paraíba começa a ganhar contornos de acirramento, devendo gerar muitos fatos de repercussão nesta fase final. Os candidatos majoritários mais bem posicionados nas pesquisas divulgadas polarizam o debate e deverão intensificar os eventos até o último dia de campanha, movimentando a militância. Em Cajazeiras, apesar da movimentação de rua mais intensa nos últimos dias, o clima é de serenidade. Tudo indica que será uma eleição sem maiores problemas na cidade do Padre Rolim.
Animado
O diretor do Campus da UFCG de Cajazeiras, professor Antonio Fernandes, está animado com a possibilidade da construção hospital universitário na cidade. Indicado para presidir a comissão que vai definir o perfil da futura unidade, ele disse que todas as etapas do projeto estão sendo cumpridas, de acordo com o cronograma estabelecido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário