Eu e o futebol de Cajazeiras (Parte 7)
Por Reudesman Lopes
Apaixonado pelas coisas de Cajazeiras, observava em conversas, desde os anos 80 quando voltei a terrinha, isso com grandes figuras do meio futebolístico desta terra e outros que nem tanto entendiam o futebol, que os nossos esportes, em especial o futebol desta cidade tinha uma rica e valiosa história que deveria ser buscada e assim reascender tão rica memória.
Foi neste momento que resolvi apreender uma caçada em pesquisa para a recuperação desta história e da sua memória e, fomos persistentes, mas, com as bênçãos de Deus, hoje, podemos afirmar que ele nos abençoou e, me tornei como muitos assim falam o “Guardião da história e memória do futebol de Cajazeiras”, isso me envaidece, entretanto, continua sendo a minha grande luta em favor da terra do Padre Rolim que encaro como a minha “missão”.
No ano de 2003 o Atlético Cajazeirense de Desportos estava completando 55 anos de sua fundação e, com um razoável acervo de fotografias e documentos, resolvi lançar uma revista que seria um marco para aquela comemoração e uma homenagem ao amado clube. Sem muitas condições para editar um número bem significante, fizemos apenas 250 revistas, foi uma guerra, não deu para ninguém.
Comecei a entender nesta ocasião o tamanho e a dimensão que o nosso time em Cajazeiras e em toda essa região do sertão nordestino e, como ele é amado pelos apaixonados torcedores. O lançamento se deu na Biblioteca Pública Municipal com a presença de familiares, algumas autoridades a exemplo do vereador Marcos barros e um bom número de atleticanos.
Mesmo diante de uma quantidade muito pequena editada, essa revista foi adquirida por muitos pesquisadores do futebol Brasil afora, ainda hoje recebo frequentemente pedidos de exemplar desta revista e sempre somos elogiados quanto à sua produção e o conteúdo que proporcionamos como leitura e conhecimento com relação ao Atlético Cajazeirense de Desportos.
Essa foi uma divulgação que abria as portas dos leitores para um conhecimento maior do nosso clube aumentado assim a sua divulgação. Em 2013, quando o Atlético Cajazeirense de Desportos estava completando 65 anos de sua fundação, reunimos camisas, troféus, fotografias, documentos e realizamos na Biblioteca Pública Municipal de Cajazeiras uma exposição como comemoração a data e para mostrar a sociedade local e regional um pouco da história do clube e desta cidade de Cajazeiras.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário