header top bar

José Anchieta

section content

As eleições e a confusão partidária

28/08/2014 às 18h42

O processo eleitoral deste ano está expondo cada vez mais a crise existente no atual sistema político e partidário do país, que é a maior de todos os tempos. Além das muitas alianças extravagantes firmadas pelos partidos, observa-se um verdadeiro “salve-se quem puder”, com uma grande parte dos postulantes aos cargos eletivos preocupada apenas em conquistar apoios para seus projetos pessoais.

Essa realidade vem se acentuado a cada eleição, mas ganhou uma dimensão bem maior este ano, deixando todos os partidos sem nenhuma identificação de cunho ideológico e muito parecidos uns com os outros. Parece até uma eleição sem a presença dos partidos políticos. O eleitor vota no candidato, sem observar a questão da sigla ou da coligação.

Os analistas políticos costumam definir essa situação como promiscuidade ou desordem eleitoral, exatamente, por permitir uma série de desvios da normalidade. Mas, é assim que os embates vêm acontecendo, e pouco ou quase nada foi feito para se avançar rumo às mudanças necessárias e reclamadas por significativa parcela da sociedade.

Na verdade, esse quadro tem contribuído muito para o desgaste das nossas agremiações partidárias e da classe política, o que tem refletido, em grande parte, na falta de interesse da população nas eleições. Os números de pesquisas divulgadas recentemente mostram essa indiferença, principalmente entre os jovens.

A futura representação do Congresso precisa despertar para essa realidade, e abrir um grande debate nacional para propor uma ampla reforma política capaz de promover mudanças no atual modelo. Agora, como motivar a sociedade para discutir o assunto? Certamente, não será tarefa tão fácil.

A água em debate
A Câmara Municipal de Cajazeiras, por iniciativa do vereador Jucinério Félix, vai discutir o problema da água de Engenheiro Avidos. É que, além do baixo volume do reservatório e do desperdício, há reclamações sobre a qualidade da água que está sendo consumida pelos cajazeirenses. O debate será na próxima terça-feira (02). Antes, na segunda-feira, uma comissão de vereadores e técnicos fará uma visita ao açude.

Insegurança
A sociedade cajazeirense e sertaneja tem manifestado preocupação, ultimamente, com o aumento de delitos registrados em Cajazeiras e na região. Nos últimos dias, foram registrados vários homicídios, assaltos, arrombamentos e outros delitos. A população de Cajazeiras quer ações mais eficazes, principalmente no combate aos pequenos assaltos que vêm se registrando na cidade. A insatisfação também é em relação ao grande número de acidentes no trânsito. Falta fiscalização para o cumprimento das normas e organização do trânsito.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: