A decisão pelo voto
O eleitor paraibano, a exemplo do que ocorre nos demais estados, está sendo chamado mais uma vez para decidir, neste domingo (05), sobre novos mandatos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República, numa eleição marcada, sobretudo, por muita confusão partidária, o que, certamente, serviu para aumentar ainda mais a crescente indiferença de parcela da população.
Mas, apesar desse quadro considerado atípico, que pode ter refletido para uma campanha pouco empolgante, a sociedade vive a expectativa deste importante momento da nossa vida democrática. É a oportunidade de se exercer o direito de decidir sobre os destinos do Estado pelo voto livre e consciente.
Durante todo o processo que está chegando ao seu final, se discutiu muito a falta de interesse da população, principalmente entre os jovens, na atividade política. Mas, essa é uma questão que vem se acentuando a cada eleição, merecendo, portanto, um aprofundamento maior em outras oportunidades.
A verdade é que chegou a hora da decisão pelo voto, e a eleição na Paraíba, repete, este ano, um dado interessante: a polarização entre duas candidaturas que disputam o cargo mais importante. Aliás, os nossos analistas políticos já previam isso desde o início, o que não é mais nenhuma novidade no cenário estadual.
Pois bem, diante desse quadro que ganhou contornos de acirramento nos últimos dias, é que o eleitor vai às urnas. É clima de eleição, e as atenções se voltam, exatamente, para mais esse ato de cidadania que deverá ser exercido pelo eleitor em pleno gozo dos seus direitos políticos.
Na verdade, é mais um processo eleitoral que acontece no atual modelo, já tão desgastado. Aliás, muitos nem acreditam mais em mudanças profundas no atual sistema eleitoral, mas é muito claro o desejo de setores da sociedade de contribuir para o debate sobre uma ampla reforma política.
Em Cajazeiras
A campanha em Cajazeiras e na região aconteceu num clima de muita paz e pouco envolvimento da população, sem maiores problemas para a Justiça Eleitoral, diferentemente de outras eleições, principalmente em nível municipal. Espera-se que esse clima permaneça também neste domingo, durante o processo de votação, com todos exercendo livremente o direito de escolher seus candidatos.
Eleição sindical
O Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras (SINFUMC) realizou eleição, nessa quinta-feira (02), para a escolha de seus novos dirigentes. Apenas uma chapa, liderada pela atual presidente Elinete Lourenço Rolim, disputou a eleição. A mobilização pelo voto dos servidores sócios do Sindicato aconteceu durante todo o dia.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário