header top bar

José Anchieta

section content

A campanha e seus momentos decisivos

24/10/2014 às 15h39

O 2º turno da eleição está chegando ao seu final, expondo todos os lances que, normalmente, vem à tona durante os processos eleitorais, principalmente nas disputas marcadas por elevado clima de polarização e acirramento. É o caso da Paraíba, onde as duas coligações se envolveram num embate dos mais disputados dos últimos tempos.

Os analistas políticos avaliam que a eleição paraibana está sendo disputada voto a voto, não devendo apresentar nenhuma surpresa. As estratégias montadas, segundo se informa, seguem o seu curso natural, visando, sobretudo, a conquista da preferência dos poucos eleitores que ainda se apresentam indecisos.

Os debates nos meios de comunicação pareceram pouco produtivos, principalmente porque apenas repetiram o nível do 1º turno. Mas, essa tem sido a prática predominante em todos os estados e também na disputa presidencial. Não é, portanto, uma marca do nosso Estado. Aliás, tem muita gente defendendo o fim dessa atividade nas campanhas políticas, porque em nada contribui para o processo eleitoral. As entrevistas individuais com igual espaço para todos os postulantes têm sido muito mais interessantes para se avaliar a capacidade de cada um e suas ideias.

Na verdade, a campanha chega à reta final marcada por uma intensa busca pelo voto, devendo ficar marcada na história política do Estado como uma das mais disputadas. E isso já era esperado por todos, principalmente depois do resultado apertado do 1º turno, em favor do candidato oposicionista. São, portanto, momentos decisivos, que têm movimentado o cenário político estadual.

A expectativa é de um comparecimento maior ainda do eleitor, neste 2º turno da eleição, para exercer o seu ato de cidadania. Tudo porque a disputa de presidente e de governador ganhou, nos últimos dias, novos contornos de polarização, alcançando um maior interesse por parte da população, principalmente de parcela do eleitorado até então indiferente ao atual processo eleitoral.

Em Cajazeiras
A campanha política esquentou muito em Cajazeiras, neste 2º turno. Os dois blocos que disputam os votos dos cajazeirenses caíram em campo, promovendo eventos e visitando bairros e comunidades rurais, buscando novos apoios para seus candidatos. Apesar dessa mobilização mais intensa e do clima de acirramento, não há registro de incidentes graves, envolvendo as militâncias de Ricardo e Cássio.

Insegurança na região
Aumentou muito, nos últimos dias, o clima de insegurança em Cajazeiras e em outros municípios da região. Em São João do Rio do Peixe, por exemplo, autoridades e pessoas da comunidade denunciaram uma onda de assaltos, que vem deixando a população preocupada. Apelos estão sendo feitos às autoridades de segurança pública para se minimizar o problema.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: