A água de Boqueirão em debate
Segmentos da sociedade cajazeirense têm demonstrado, nos últimos dias, muita preocupação com a possibilidade de um colapso no abastecimento d’água da cidade. Essa inquietação aumentou ainda mais depois que o agrônomo Adalberto Nogueira alertou sobre a real situação do reservatório Engenheiro Avidos. Segundo ele, o volume atual que está sendo divulgado pelos órgãos responsáveis não é real, pois não leva em consideração o problema do assoreamento.
Os números oficiais indicam que o açude está com 12% de sua capacidade, o que corresponde a pouco mais de 30 milhões de metros cúbicos, mas Adalberto Nogueira argumenta que esse índice está sendo calculado sobre projeções antigas, que não correspondem à realidade. Para ele, é preciso considerar um assoreamento em torno de 20%, o que reduz o volume para aproximadamente 24 milhões de metros cúbicos.
Estudioso do assunto, o agrônomo também alerta para a questão da qualidade da água, afetada pelo baixo volume, fato que também tem deixado a população muito preocupada, apesar da garantia dada pela Gerência da Cagepa, de que tudo está sendo acompanhado cuidadosamente pelos químicos da empresa.
Pois bem, a verdade é que a cidade do Padre Rolim começa a conviver com essa ameaça de um grave problema no seu abastecimento de água. É um quadro lamentável e que ganha contornos de revolta, principalmente quando se leva em consideração os desperdícios que houve em épocas passadas, com a liberação da nossa água.
Mas, a Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Jucinério Félix, fez uma boa ação, ao abrir um novo debate sobre o tema, exigindo dos órgãos competentes medidas mais eficazes de monitoramento e liberação da água, visando assegurar o abastecimento para consumo humano até a chegada da nova quadra chuvosa. O pior é que não se tem ainda nenhuma segurança sobre a regularidade do próximo inverno.
É preciso que a sociedade fique cada vez mais vigilante a essa situação, cobrando posições do Poder Legislativo, da Prefeitura Municipal e dos gestores para que a água de Boqueirão de Piranhas seja utilizada apenas para o consumo humano.
Esquentando
A presença dos candidatos a governador em Cajazeiras, nesta sexta-feira, para participarem debate na OAB, esquenta a campanha política na cidade e na região. Apesar de muita gente ainda está indiferente ao processo, o clima é, agora, verdadeiramente, de campanha eleitoral em Cajazeiras e em todo o Sertão paraibano. A expectativa daqui pra frente é de muitos eventos políticos na cidade, principalmente por parte dos candidatos a deputado estadual, que disputam mais de perto o voto dos cajazeirenses e sertanejos.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário