header top bar

section content

VÍDEO: Deusdete Queiroga e Chico Mendes anunciam realocação do PAPI e negam suspensão de voos em Cajazeiras

O secretário de Infraestrutura do Estado e o deputado sertanejo confirmaram que já foi contratada a empresa que fará a reinstalação do equipamento para receber aeronaves a jato

Por Luis Fernando Mifô

01/10/2025 às 11h56 • atualizado em 01/10/2025 às 12h05

O secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, e o deputado estadual Chico Mendes (PSB) confirmaram à TV Diário do Sertão, nesta quarta-feira (1º), que já foi contratada a empresa que fará a realocação do PAPI (Precision Approach Path Indicator) no Aeroporto Regional Pedro Vieira Moreira, em Cajazeiras.

Recentemente, a cobrança da sociedade por essa demanda veio à tona após o cantor Xand Avião ter sido proibido de pousar seu jatinho em Cajazeiras para realizar um show em São José de Piranhas. A proibição foi uma orientação de segurança, pois o PAPI está instalado a cerca de 100 metros da pista ao invés de 300 metros.

Para homologar, é preciso reinstalar o equipamento em local com distância recomendada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Por essa razão, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, contratou uma empresa, com dispensa de licitação, para fazer a reinstalação.

“A expectativa nossa é que essa empresa possa estar em Cajazeiras para fazer a realocação desse equipamento ainda no mês de outubro, a cobrança é nesse sentido. E, certamente, até dezembro esse equipamento vai estar homologado e todos esses problemas resolvidos”, disse o secretário Deusdete Queiroga.

Deusdete Queiroga e Chico Mendes (Foto: Diário do Sertão)

Queiroga explica que, após a realocação, é necessário que a empresa realize voo para constatar se o equipamento está, de fato, de acordo com as normais da ANAC e assim liberar a documentação.

“O compromisso da Secretaria e do governador João Azevêdo é de que até dezembro esse equipamento esteja homologado e todos esses problemas sanados. Há um interesse muito forte em melhorar e desenvolver Cajazeira e região”, ressalta o secretário.

Deusdete nega que a empresa Azul Linhas Aéreas possa cancelar seus voos no Aeroporto de Cajazeiras por causa dessa demanda. “Pelo menos não chegou pra gente, até hoje, qualquer expectativa de cancelamento de voos por conta disso. Se houver algum cancelamento, é por outro motivo”, disse o secretário.

O ex-candidato a prefeito de Cajazeiras, Pablo Leitão; o secretário de Estado da Infraestrutura, Deusdete Queiroga; e o deputado estadual Chico Mendes (Foto: Diário do Sertão)

O deputado Chico Mendes,l por sua vez, destacou o esforço do Governo do Estado para atender a essa reivindicação da sociedade sertaneja.

“Tudo isso demanda tempo, mas foi em tempo recorde. Tudo está pronto. Agora é uma questão de detalhes. Quero tranquilizar o Sertão da Paraíba inteiro que tem interesse e se preocupa com esse aeroporto regional; tranquilizar os que cuidam dos interesses da região de Cajazeiras, os amigos de Cajazeiras, e dizer que não faltam vontade nem trabalho, por parte do nosso governo, de dar solução a essa pauta”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: