Prefeitura de Cajazeiras entrega 2.987 boletos do Garantia Safra 2011
Léo disse que este é um programa federal e a prefeitura de Cajazeiras coordena este trabalho através da Secretaria de Agricultura, juntamente com a secretária Dodô da Serragem.
A prefeitura de Cajazeiras entregou nesta quinta-feira (23) 2.987 boletos para o pagamento do seguro safra 201. O prefeito Léo Abreu destacou a preocupação de seu governo em garantir este importante seguro, bem como pela manutenção dos agricultores dentro do programa.
“Nos anos anteriores a administração passada não havia pago o Seguro Safra, mas a minha administração está tendo esta preocupação”, destacou.
Léo disse que este é um programa federal e a prefeitura de Cajazeiras coordena este trabalho de cadastramento das famílias através da Secretaria de Agricultura, juntamente com a secretária Dodô da Serragem e de toda a sua equipe.
O gestor destacou que o programa de abastecimento d’água foi uma das metas atingidas pelo seu governo durante o ano de 2011, em parceria com o Ministério da Defesa Civil e do Exército Brasileiro. "Cajazeiras possui atualmente quase 200 pontos de fornecimento de água potável", disse.
O que é o Seguro Safra?
O seguro safra é um programa instituído pela Lei n° 10.420 de 10 de abril de 2002, alterado pela Lei nº 10.700, de 09 de julho de 2003 e regulamentado pelo Decreto n° 4.363, de 06 de setembro de 2002, tomando como base o efeito cíclico da seca no semi-árido, e com o objetivo de oferecer uma renda mínima aos agricultores de base familiar, que porventura venham a ter prejuízos de 50 por cento ou mais de suas lavouras prejudicadas pela estiagem.
O fundo é constituído da parceria entre agricultores de base familiar, participando com 1%, as Prefeituras Municipais com 3%, o Governo do Estado com 6% e o Governo Federal com 20%, e se completa a cada 3 anos, obedecendo assim a uma possível ocorrência de seca. O percentual é aplicado sobre o valor do benefício estabelecido para cada safra.
Esta nova mentalidade de combate aos efeitos da estiagem acaba de vez com o paternalismo, diminui o sofrimento dos pequenos agricultores do semi-árido e representa um redutor de riscos de perdas para o cultivo de sequeiro.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário