Faltando dois dias para terminar o mandado, Zé Maranhão inaugura novas ações nas Várzeas de Sousa
Segundo o secretário Francisco Sarmento, após essa fase da obra que será inaugurada hoje, caberá a Ricardo Coutinho organizar a cadeia produtiva.
O governador José Maranhão inaugura, nesta quinta-feira (30), mais uma etapa das obras de infraestrutura do Projeto Várzeas de Sousa, obra executada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em solenidade às 9h30. Serão as drenagens de três lotes, sendo dois de pequenos produtores e o outro de produtor classificado como empresarial, deixando praticamente concluído todo o projeto.
O secretário Francisco Sarmento informou que com essa etapa agora inaugurada, caberá pouca coisa para o próximo governo fazer, que é justamente a organização da cadeia produtiva, que poderá utilizar como modelo sistema de irrigação já testado e aprovado em outras regiões.
“Quase toda a infraestrutura do projeto está concluída, faltando menos de cinco km de rede de distribuição de água de um total de 48 km”, comentou. Durante o ano de 2010, informou, a produção dos lotes em funcionamento permitiu uma circulação de recursos da ordem de R$ 10 milhões, com a produção de banana, manga, abóbora, arroz biodinâmico entre outros produtos.
Também serão inauguradas estradas vicinais de acesso ao projeto, numa extensão de 54 km, e o sistema de irrigação por micro-aspersão, beneficiando 156 lotes que poderão trabalhar com fruticultura. Essas obras são fundamentais para a concretização do projeto de irrigação naquela área, que o governador considera importante para consolidar a economia rural da Paraíba, quando estiver totalmente concluído.
Há um ano, o governador José Maranhão, esteve no local para entregar escritura pública de posse de terra a 178 agricultores do Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa (Pivas), e assinou um contrato de concessão do direito real de uso de 1.007 hectares para beneficiar mais 141 famílias de trabalhadores que ocupam parte da área do Pivas e ordens de serviços para aquisição de equipamentos de irrigação. Também autorizou a construção do Centro Gerencial do Projeto e a conclusão da rede de distribuição de água, além do início das obras em três conjuntos habitacionais na zona urbana.
O Projeto Várzeas de Sousa foi lançado pelo Governo do Estado em 1998, visando promover o desenvolvimento da região oeste do Estado, situado entre os municípios de Sousa e Aparecida. O projeto está sendo implantado dentro de uma parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, e o Governo do Estado.
SecomPB
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário