Aparecimento de moscas varejeiras causa epidemias e preocupa população sertaneja
Segundo o médico Oscar Sobral, essas moscas são muito comuns na nossa região, mas o maior aparecimento delas está relacionado ao desmatamento que vem acontecendo no sertão.
A população sertaneja tem se preocupado com várias moscas chamadas de varejeiras, que estão causando epidemias de viroses e diarréias, o que está acarretando febre, dores de barriga e gripe.
Segundo o médico Oscar Sobral, essas moscas são muito comuns na nossa região, mas o maior aparecimento delas está relacionado ao desmatamento que vem acontecendo no sertão e está bastante acentuado nas periferias das cidades.
“O intenso aparecimento do inseto também está ligado à estação invernosa (período úmido e chuvoso) dessa época de ano”, justificou Oscar Sobral.
Oscar Sobral alerta a toda população sobre o que deve fazer para evitar o aparecimento do inseto:
Limpar a cozinha após o preparo de alimentos e refeições;
Fechar bem as sacolas de lixo;
Não deixar alimentos expostos às moscas;
Não jogar lixo na rua;
Lavar as mãos antes das refeições;
Lavar bem as frutas e verduras;
Lavar as mãos após ir ao banheiro;
“Estas moscas não gostam de limão, então é importante alertar pingar algumas gotas de limão em cima da mesa e lavar o chão com água sanitária, para evitar que os insetos pousem”, disse.
Aparecimento constante
Segundo a senhora Maria de Fátima da Silva, que mora no bairro Vitória Bezerra, o aparecimento do moscão em sua casa está sendo constante.
“Eu tenho medo de deixar os alimentos descobertos, pois o número de moscas varejeiras tem aumentado bastante, estou muito preocupada com a saúde da minha família”, disse a senhora Maria de Fátima.
Encontradas em todo o país, as moscas varejeiras alimentam-se principalmente de frutas e néctar de flores, por isso é comum sua presença em feiras e casas de frutas. Este tipo de mosca pode ser muito perigosa para a saúde do ser humano, podendo provocar doenças como a milíase, que pode ocasionar lesões no corpo.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário