Cidade de Bernardino Batista é destaque em reportagem da TV Globo. VEJA VÍDEO!
Longe das aldeias indígenas é possível encontrar a cultura bem viva de urucum nesta região rural de Bernardino Batista.
O Sítio Ponta da Serra, no município de Bernardino Batista, foi destaque no Bom Dia Paraíba, no quadro Paraíba Rural, dessa quarta-feira (26), onde destacou a cultura do urucum que vem resistindo ao tempo e ainda gera renda para os pequenos produtores da região.
O produto pode ser visto em grande parte nos quintais e sítios, a exemplo do de Dona Terezinha, pois além de ter muitas fruteiras na pequena propriedade, como tangerina, mamão, siriguela e laranja, ela faz questão de preservar uma tradição familiar, onde mantém um espaço reservado para o urucuzeiro.
O próprio nome urucum significa vermelho em tupi. Longe das aldeias indígenas é possível encontrar a cultura bem viva nesta região rural de Bernardino Batista.
Cultura
De acordo com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), as características da região propiciam a cultura pelo município.
“O urucum é propício em virtude da nossa altitude, e nós da EMATER estamos fazendo a conscientização dos nossos agricultores para difundirmos essa cultura, que tem muita rentabilidade sócio-econômica para o nosso município”, salientou o técnico da EMATER.
Região Amazônica
De uma beleza exótica e marcante, o urucuzeiro é uma planta que tem origem na região amazônica, pois o fruto extraído dele, o urucum, é conhecido por ser usado em tribos indígenas, como corante para a pele e protetor dos raios solares e de insetos, além de uma forma de agradecimento aos deuses pela saúde e colheita.
DIÁRIO DO SERTÃO
Veja o vídeo:
DIÁRIO DO SERTÃO com reportagem TV Paraíba
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário