Estoque de medicamentos excepcionais será normalizado
A Secretaria de Saúde entrou em acordo com os principais distribuidores de medicamentos para regularizar o estoque.
Em reunião realizada na tarde de segunda-feira (31), a Secretaria Estadual de Saúde entrou em acordo com os principais distribuidores de medicamentos para regularizar o estoque do Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex). A dívida encontrada pela atual gestão, de cerca de R$ 30 milhões, foi negociada e em 48 horas o estoque de alguns medicamentos excepcionais e oncológicos será reabastecido. Apenas com o Laboratório Roche, o montante da dívida ultrapassa R$ 10 milhões.
A previsão é que o abastecimento total e a distribuição de medicamentos sejam normalizados até a próxima semana. Além da falta de 70% dos medicamentos listados como excepcionais, o controle interno estava deficiente e o armazenamento desses medicamentos acontecia de forma inadequada.
De acordo com a diretora do Cedmex, Marília Paranhos, vai demorar um pouco para que a situação do órgão se normalize totalmente. “Encontramos várias falhas no controle da saída dos medicamentos, nas fichas de prateleiras utilizadas, várias falhas de saída e ajuste de estoques e não havia registro e controle de medicamentos sujeito a controle especial”, afirmou.
Além dos medicamentos distribuídos, havia também uma grande quantidade de demandas judiciais de 2010 que não chegaram a ser cumpridas e que serão resolvidas pela nova gestão.
Da secom
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário